Porto de GalinhasA praia de Macaípe (na foto) é a preferida dos visitantes

Uma parceria entre poder público e privado no balneário de Porto de Galinhas mensurou o perfil do turista que visita a região. A condução da pesquisa ficou a cargo do Porto de Galinhas CVB (Convention & Visitors Bureau), da AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas) e do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. Entre os números obtidos, o que chama mais atenção é o indicativo de 87%  de viajantes que declararam interesse em retornar mais vezes ao destino.

Outro número sublinhado pelas associações pesquisadoras foi o de visitantes que frequentes no balneário. Dentre os pesquisados, 28% já haviam passeado pela região antes. 

"São percentuais relevantes e que resultam de um intenso trabalho de comercialização do destino", ressalta Brenda Silveira, diretora executiva do Porto de Galinhas CVB. A declaração da executiva ganha endosso com um dado da pesquisa. Cerca de 55% dos turistas que chegam à localidade vai por meio de agências e operadoras de viagem, contra 25% que chega por sites de viagem. Segundo a diretora, o dado mostra o trabalho da associação com o trade turístico de todo o Brasil.

O relatório mostra também que a indicação de quem já passou pelo local influencia na atração de novos visitantes. Os comentários de parentes e amigos são considerados determinantes por 42% do público. A partir dessas recomendações, o Google e o TripAdvisor são os principais canais de busca para 37% e 25% dos entrevistados, respectivamente. 

Os brasileiros representam 83% do público do destino. Entre as regiões, o Sudeste lidera com 59%, seguido pelo Sul (16%), Centro-Oeste (13%), Nordeste (11%) e Norte (1%). 

Dos 17% de viajantes estrangeiros, 70% embarcaram da Argentina – confirmando preferência já verificados em outros períodos – e 22%, do Uruguai. Na sequência aparecem Portugal e Estados Unidos, com 2% cada. Os outros 4% dividem-se entre países da Europa Ocidental e da América do Sul.

Público e gastos em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas recebe 74% de visitantes casados, o que, segundo os pesquisadores mostra a predominância de hotéis para famílias. A faixa etária mais presente (64%) está entre 26 e 50 anos. 

O gasto diário médio por pessoa foi de R$ 362,50 para um tempo de permanência de 6,28 dias e 2,71 acompanhantes. A renda mensal individual varia de quatro a dez salários mínimos entre 55% dos turistas.

Entre as praias mais visitadas e que mais corresponderam ou superaram as expectativas estão as de Maracaípe (98%), Muro Alto (95%) e Porto de Galinhas (94%). "Todas as praias registraram aumento nos índices de visitação e satisfação", comenta Brenda.

(*) Crédito dda foto: Scritta/divulgação