PIB 2020Agência cortou as projeções para todos os países do G20

Em março, o BC (Banco Central) havia recuado para zero a previsão de alta para o PIB 2020 (Produto Interno Bruto). Hoje (28), a agência de classificação de risco Moody’s divulgou a projeção de declínio de 5,2% no crescimento da economia brasileira para este ano. Além do Brasil, todos os países do G20 tiveram suas previsões cortadas devido à pandemia de coronavírus, segundo informações da Reuters.

No início de abril, a Moody’s previa que o PIB brasileiro encolheria 1,6%. Já a projeção para 2021 é de crescimento de 3,3%. A agência, que atribui ao Brasil rating de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira de Ba2, com perspectiva estável, calculou que as medidas do governo contra a Covid-19 somam cerca de 6,5% do crescimento da economia. Entretanto, este número deve crescer conforme os danos se expandem.

PIB 2020: outros países

A agência incluiu o Brasil na lista de nações cujos governos adotaram medidas rigorosas de isolamento social no combate ao coronavírus. Entre eles estão: México, Turquia, Indonésia, Arábia Saudita e Rússia. Segundo a Moody’s, a economia do G20 terá queda de 5,8% este ano.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay