Equipe da SPTuris com representantes do Polo de Ecoturismo Parelheiros/Marsilac/Bororé (foto: divulgação/SPTuris/José Cordeiro)

A região sul da cidade de São Paulo deve ganhar um plano de desenvolvimento de ecoturismo. Batizada de Polo de Ecoturismo Parelheiros/Marsilac/Bororé, a área abrange uma parte do Parque Estadual da Serra do Mar, patrimônio natural brasileiro, e as duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs). A inciativa, encabeçada pela SPTuris (São Paulo Turismo), deverá melhorar a infraestrutura da região e trabalhar seu potencial turístico.

O polo foi visitado recentemente por Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris e sua equipe. Entre os atrativos conhecidos pelo grupo estão uma aldeia indígena, trilhas ecológicas, cachoeiras, Cratera da Colônia, importante formação geológica local, além de meios de hospedagem e monumentos histórico-culturais. 

“O ecoturismo nas duas APAs e no Parque pode atrair milhares de visitantes e apreciadores da natureza, além de contribuir para gerar empregos e desenvolver a economia de forma sustentável”, disse Poit. A proposta, segundo ele, é unir esforços com órgãos municipais. "Estamos prevendo a instalação de sinalização, o reparo de estradas, a melhoria do Ponto de Atendimento ao Turista, a implantação de ciclorrotas e roteiros por trilhas e o treinamento de moradores locais para receber visitantes”, destacou. 

Um novo encontro entre os envolvidos está agendamento para julho, quando as propostas concretas serão apresentadas, com metas de curto, médio e longo prazos. “Um dos itens que já será iniciado pela SPTuris ainda este mês e incluído no projeto é a criação de um site específico com informações sobre esse polo de ecoturismo de São Paulo”, finalizou.

Serviço
www.spturis.com