* De Carmo do Rio Claro, Minas Gerais

Simplicidade e belas paisagens é uma combinação que não tem como dar errado. Com a receptividade mineira e à beira do Lago de Furnas, a Pousada Pontal do Lago entrega uma hospedagem honesta e de muito contato com a natureza. Em tempos de distanciamento social, uma boa pedida para aproveitar com a família, amigos ou a dois.

Localizado na Rodovia MG 184, em Carmo do Rio Claro, o empreendimento construído em uma área de dois hectares foi ideia do senhor Humberto Silva. Hoje à frente do negócio, sua filha, Simone Moisés, explica que antes da pousada, jovens aproveitavam o terreno para acampar. Com potencial para receber turistas, a hospedagem foi levantada.

Com 24 chalés divididos nas categorias Standard, Luxo e Especial, as acomodações oferecem TV e frigobar. Algumas possuem ar condicionado, outras ventilador, dependendo do nível escolhido. As especiais ainda oferecem varanda com rede e vista para Furnas e todas acomodam até cinco pessoas.

Pousada Pontal do Lago - chale

O chalé 23, onde ficamos hospedados, tem vista para Furnas

Pousada Pontal do Lago: lazer

Para o lazer, o Pontal do Lago conta com piscina com escorregador; quadras de areia; parquinho e sala de jogos. Destaque para a praia particular construída à beira do lago com rampa para a chegada de embarcações e jet ski. Simone ainda explica que a hospedagem oferece passeios de catamarã, com capacidade para levar até 25 pessoas, caiaques e barco de pesca. “Foram anos de negociação para a construção da praia e do muro em volta do terreno. Muitos hóspedes vem para nadar na represa e praticar a pesca esportiva de tucunarés. Infelizmente, pelo baixo nível da água, não estamos saindo com o catamarã”.

A trilha sonora fica por conta dos pintinhos criados na pousada e pássaros da região. Dois cavalos também estão em fase de treinamento para futuramente serem mais uma opção de passeio. Outro projeto é promover passeios na fazenda produtora de café e cachaça da família nos períodos de colheita e produção. “Temos o café Fazenda Capetinga e a cachaça Capetinga. Estamos montando visitas para os turistas acompanharem o processo de produção”, revela Simone.

Para atender o mercado de eventos, um espaço comporta até 180 pessoas que atende palestras, reuniões, cursos e treinamentos. Já o Lago de Furnas é pano de fundo muito procurado para casamentos, aniversários e encontros familiares.

Na gastronomia, a pousada oferece café da manhã mineiro com pão de queijo, bolo de fubá, sucos naturais, frutas e pães. Ao lado da hospedagem, funciona o Restaurante Pontal do Lago, com vista para represa e que atende ao público externo.

Pousada Pontal do Lago - proprietarios

Simone, seu Humberto e o marido, Carlos Alberto

Retomada

Em Carmo do Rio Claro, a pandemia felizmente não fez grandes estragos. Foram duas mortes e 80 casos no município. Diante disso, a pousada ficou apenas duas semana fechada e reabriu para receber hóspedes a trabalho. Agrônomos, técnicos e veterinários estão entre os principais ofícios que passam por ali. “Desta forma, conseguimos manter as despesas, mas foi assustador no início”, relembra a proprietária.

O empreendimento fez o uso das MPs anunciadas pelo governo e reduziu jornada e salário dos colaboradores por três meses. Por precaução e para resguardar hóspedes e funcionários, o day use também foi suspenso. “Hoje, temos quatro colaboradores fixos e duas diaristas”.

Operando com 50% da capacidade de acordo com o decreto municipal, o corporativo eleva as ocupações durante a semana devido ao mercado agrícola forte na região. Aos finais de semana, turistas do interior de São Paulo e capital atingem a marca de 80% de chalés ocupados. “As pessoas estão procurando lugares como o nosso, mais afastado, tranquilo e sem muita gente”.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News