Rafael Grecco iniciou a sua trajetória na hotelaria ainda cedo, aos 18 anos, como recepcionista de uma unidade hoje gerida pela doispontozero Hotéis sob a marca Arco Hotéis, em Araraquara, no interior paulista. No empreendimento, foi promovido a supervisor de reservas, gerente financeiro e, com a chegada da doispontozero Hotéis, teve a oportunidade de participar de treinamentos e capacitações que culminaram na sua promoção a gerente operacional, seu último cargo pela rede, desta vez na cidade de São Carlos (SP).

Formado em administração de empresas com pós-graduação em Recursos Humanos, e domínio de dois idiomas estrangeiros, Greco assumiu a gerência geral da unidade da marca Zii Hotéis em Parauapebas, no sul do Pará, onde permaneceu por dez meses até aceitar o convite no Pumma Business Hotel, em Canaã dos Carajás, também no sul do Pará.

Celebrando um ano frente ao empreendimento, o profissional faz um balanço do desempenho da unidade em entrevista exclusiva ao Hôtelier News. "No mês de maio, completo um ano à frente do Pumma Business Hotel, período dedicado à reestruturação do produto como um todo. Investimos R$ 40 mil em internet de ponta e aprimoramos nosso espaço de eventos, bem como a área de lazer, piscina, sauna e academia. Solidificamos as equipes e implantamos um cardápio completo desenvolvido por chefs especializados, com o intuito de abrilhantar nosso restaurante", explica.

Estratégias 
"Como único hotel de padrão internacional da região, fortalecemos as mídias e demos mais visibilidade ao produto, através das OTA´s e plataformas de gerenciamento on-line", explica Grecco sobre a estratégia de vendas e promoção do empreendimento. "Estamos estrategicamente posicionados para atender as regiões secundárias e terciárias, locais com imenso potencial, porém pouco assistidos. Confesso que para mim foi muito desafiador manter a padronização da estrutura em locais de difícil logística. As adversidades atingem todos os campos do hotel, desde os suprimentos até a mão de obra. Contudo, vencemos esta epopéia. Fechamos o ano com um acumulado de 72%, considerando um inventário de 101 apartamentos, essa é a maior média operada por mim", revela.

Planos para 2017
"Devido à baixa no mercado do minério e a finalização da implantação do projeto Vale, não há expectativa de relevante crescimento para este ano. Contudo, esperamos – através dos esforços comerciais que se iniciarão neste mês de maio – crescer o equivalente a 10% neste ano de 2017", pontua o gerente.

"O produto está pronto e agora que temos a convicção da entrega, concentraremos esforços em vendê-lo. Já tenho agenda marcada para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, junto às matrizes das principais empresas que encabeçam a região Norte. Os detalhes da estratégia não posso revelar, mas adianto que foge do convencional e mira resultados", finaliza.

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* Crédito da foto: divulgação/Arquivo Pessoal