dinheiro (foto: arquivo HN/Priscilla Haikal)

(foto: arquivo HN/Priscilla Haikal)

Pelo décimo ano consecutivo, os hotéis urbanos brasileiros – que incluem hotéis e flats – registraram crescimento do Revpar (receita por apartamento disponível) em 2014. Os dados são da pesquisa Hotelaria em Números, realizada pela consultoria Jones Lang LaSalle com colaboração do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). De acordo com o relatório, durante o ano passado, o aumento foi mais modesto do que em anos anteriores, já que mesmo o impacto positivo da Copa do Mundo nos principais mercados hoteleiros nacionais não foi suficiente para compensar o fraco ritmo de crescimento da economia do país. 

Outro fator que contribuiu para o crescimento mais lento do setor foi o aumento da oferta hoteleira, que fez baixar as taxas de ocupação. Considerando hotéis afiliados a redes hoteleiras nacionais e internacionais, o número de quartos aumentou 7,9% em relação a 2013. A Jones Lang LaSalle estima que o total de hotéis no Brasil atualmente é de 10.050 empreendimentos e 500.212 quartos. 

A taxa de ocupação caiu um ponto percentual em relação a 2013, encerrando a temporada passada em 64,9%. Já o valor da diária média aumentou 2,9% em relação a 2013 e chegou a R$ 267 no final de 2014, enquanto a inflação no mesmo período foi de 5,9%, mostrando um crescimento mais moderado em comparação aos últimos cinco anos, em que as diárias cresceram acima da inflação. 

Por outro lado, com a desvalorização do real em relação ao dólar, o Brasil voltou a ser um destino turístico mais atrativo, cenário que beneficiou diretamente o desempenho dos resorts no ano passado. Em comparação a 2013, o faturamento total dos resorts cresceu 33,4% e o resultado operacional bruto registrou aumento de 2,8 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada com base em questionários respondidos por mais de 460 hotéis, resorts e flats sobre seu desempenho operacional no ano de 2014.

Serviço
www.jll.com.br
fohb.com.br