O associativismo vem ganhando cada vez mais força no mercado turístico. Após a união de entidades que formam o G20, receptivos desenvolveram sua própria associação criada para representar três mil agências. A Recept (Associação Brasileira de Turismo Receptivo), que acaba de ser lançada no trade nacional, busca fomentar a excelência de empresas da categoria e lutar em prol dos pleitos da categoria.

A entidade terá como principais atribuições a elaboração de dados para criação de propostas de políticas públicas, apoiando ações de promoção e divulgação de destinos. A proposta é gerar um ambiente de desenvolvimento sustentável visando melhorar a qualidade de atendimento ao cliente, colaboradores e fornecedores.

A Recept ainda busca a fidelização de turistas, impactando positivamente o setor e a economia. O segmento possui faturamento anual de R$ 2,1 bilhões, gerando cerca de R$ 315 milhões em impostos diretos.

São 3.039 agências com frota própria, 10.186 carros, o que representa R$ 2,4 bilhões investidos em veículos e embarcações, além de outros equipamentos. A atividade turística também gerou cerca de 78 mil empregos diretos e indiretos no país.

receptivos - cesar fernandes

Fernandes: tivemos a certeza de que este é o momento ideal para nos organizarmos

Receptivos: associados

Até o momento, a entidade já conta com 20 empresas associadas. Entre elas estão: Atalaia Noronha (PE), Brocker Turismo (RS), Capixaba Turismo Receptivo (ES), Cgtur Turismo e Receptivo (SC), Ernanitur (CE), Grou Turismo (BA), Luck Receptivo Alagoas (AL), Luck Receptivo João Pessoa (PB), Luck Receptivo Natal (RN), Luck Receptivo Recife (PE), Natural Travel/Grupo Cassinotur Receptivos Iguaçu (PR), Pianeta Vacanze (RJ), Potiguar Turismo (RN), Serra Verde Express (PR), TourShop (RJ), Transatur Caldas (GO), Turistur Turismo (RS) e WS Receptivo (AL).

A diretoria é composta por Cesar Fernandes (TourShop), como presidente; Gustavo André Queiroz Alves (Capixaba Turismo Receptivo), vice-presidente; Marcelo Lemos (Pianeta Vacanze), diretor de relacionamento privado; Marcus Mota (Grou Turismo), diretor de relacionamento público e Sérgio Mesquita (Ernanitur), diretor administrativo.

“Não é de hoje que o setor de turismo mostra sua força por meio da união. Diante da representatividade da atividade dos receptivos de todo o Brasil, tivemos a certeza de que este é o momento ideal para nos organizarmos e unirmos nossas forças internamente, para atuar ao lado de outras importantes entidades pelos pleitos do Turismo. Estamos certos de que, com essa maneira organizada de trabalho conjunto, poderemos contribuir ainda mais para a retomada e o sucesso do nosso segmento”, afirma o presidente.

(*) Crédito da capa: reprodução da internet

(**) Crédito da foto: Divulgação/Recept