O que começou como simples sites para postar atualizações de vida para familiares, amigos e conhecidos, agora se transformou em um ecossistema vibrante de usuários, marcas e influenciadores nas redes sociais. Quase 17 anos após o Facebook introduzir a publicidade, o marketing nas mídias sociais e o comércio social continuam a ganhar destaque. Os profissionaismigraram para essas plataformas com o objetivo de estar onde seus clientes estão, criando estratégias para atrair tanto consumidores potenciais, quanto existentes, revela o Phocuswire. No turismo, essas ferramentas influenciam cada vez mais na tomada de decisão dos viajantes.

Essas plataformas podem traçar um caminho claro para produtos com processos de compra mais curtos e simples: categorias como vestuário e beleza têm encontrado forte sucesso com seu marketing social. Mas, para o setor de viagens, o cenário ainda é nebuloso. Por um lado, o conteúdo nas redes sociais tem desempenhado papel importante no crescimento do turismo em certos lugares – às vezes ao ponto de ser diretamente ligado ao excesso de turistas. Por outro, muitas organizações enfrentam dificuldades para medir o verdadeiro impacto de suas estratégias sociais. A compreensão é dificultada pela duração dos períodos de conversão, as rotas digitais tortuosas para a reserva e a falta de métodos precisos de atribuição para os canais sociais.

O mais recente relatório de pesquisa de viagens da Phocuswright, intitulado Social Media Usage Approach in Travel, juntamente com uma série de estudos maiores, vai além das normas de marketing social e comportamentos construídos para outros setores e explora especificamente como as plataformas são usadas para o setor. Ele investiga quais redes sociais são usadas para componentes específicos da viagem e como os viajantes avaliam quais tipos de contas e sites oferecem as melhores informações.

O relatório explora os comportamentos dos usuários nas redes sociais em relação às viagens – o que os viajantes procuram ao seguir contas de marcas, “curtir” conteúdos, postar suas próprias experiências ou até mesmo dar tags e menções formais às empresas.

Estratégias

Com uma melhor compreensão das demografias adotadas pelas redes sociais e da psicologia por trás do engajamento com a mídia, as marcas podem se posicionar de forma mais assertiva e elevar a eficácia de seu marketing social.

A maioria dos viajantes (57%) utiliza as redes sociais para suas viagens. Elas são usadas para uma variedade de propósitos, incluindo encontrar ideias, obter informações gerais, fazer compras, realizar reservas ou compartilhar conteúdo em suas páginas.

A forma mais comum de envolver essas plataformas em uma viagem é por meio do compartilhamento. Quase dois terços dos usuários de redes sociais compartilharam conteúdo em plataformas (exceto YouTube) durante uma viagem recente. Essas postagens incluem tanto publicações permanentes no feed, quanto stories que desaparecem após 24 horas.

Para os usuários de redes sociais, essas plataformas são um dos recursos online mais populares para encontrar ideias para as férias, perdendo apenas para as buscas gerais por uma margem estreita. E o tempo gasto interagindo com conteúdo de viagens realmente faz diferença: 62% dos usuários tomaram uma decisão específica como resultado de ver postagens nas redes sociais.

(*) Crédito da foto: Pixabay