No primeiro trimestre de 2024, a Accor havia registrado um crescimento de receita de 8% frente ao mesmo período de 2023. O pontapé inicial do ano já dava bons indicativos para uma performance de crescimento — agora reforçada com o balanço do primeiro semestre da rede francesa.

A receita líquida cresceu 11%, chegando a € 2,677 milhões, enquanto seu EBTIDA aumentou 13% para € 504 milhões). O RevPar avançou 6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2023. O balanço divulgado hoje (25) pela gigante francesa aponta que a diversificação do grupo em localidades e segmentos desempenha um papel fundamental para os resultados.

O crescimento de receita se divide em um aumento de 4% para a divisão Premium, Midscale e Economy e um aumento de 22% para a divisão Luxury & Lifestyle.

“Mais uma vez neste primeiro semestre, a Accor apresentou desempenhos sólidos, em linha com a perspectiva de médio prazo que apresentamos aos nossos investidores no ano passado. Isso demonstra a força do nosso modelo, a disciplina operacional e financeira de nossas equipes e o forte momento do grupo e de suas marcas”, comenta Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor.

O executivo ainda destaca a forte atividade no segundo trimestre em todas as regiões, que levou a um ritmo de crescimento da rede nos segmentos Luxury & Lifestyle. “Esses desempenhos nos permitem aumentar nossa meta de RevPar para 2024 e reafirmar nossa confiança na força e ambição do Grupo”.

Bazin também pontua a realização dos Jogos Olímpicos em Paris, com início oficial amanhã (26), como um bom indutor de demanda no país-sede da rede. “As próximas semanas também serão marcadas pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, dos quais a Accor é uma das parceiras. Para este evento único, nossas equipes, que foram mobilizadas por meses, colocarão sua expertise, sua paixão pela hospitalidade e sua generosidade a serviço da Vila dos Atletas, da Vila da Mídia e de todos os visitantes de nossos hotéis, ajudando assim a elevar o perfil da França em todo o mundo.”

Bazin - accor - líderes mundiais

Bazin celebrou os resultados

Recorte por segmento

Na divisão Premium, Midscale e Economy, a região das Américas , que reflete principalmente o desempenho do Brasil (64% da receita de hospedagem da região), registrou crescimento de RevPar de 12% em comparação ao segundo trimestre de 2023. O país se beneficiou de um forte calendário de eventos, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A divisão Luxury & Lifestyle registrou um aumento de 8% no RevPar em comparação ao segundo trimestre de 2023, impulsionado principalmente pela maior taxa de ocupação.O segmento Luxury , que representa 76% da receita de quartos da divisão, registrou um aumento de 6% no RevPar em comparação ao segundo trimestre de 2023. Esse desempenho foi impulsionado por todas as marcas. O crescimento da taxa de ocupação foi o principal fator por trás dessa melhora.

O RevPar de Lifestyle aumentou 14% em comparação ao segundo trimestre de 2023, impulsionado pelos preços, principalmente em resorts na Turquia, Egito e Emirados Árabes Unidos.

Durante o primeiro semestre de 2024, a Accor abriu 146 hotéis, representando 24 mil quartos, ou seja, um crescimento líquido unitário de 4,1% nos últimos 12 meses. No final de junho de 2024, o Grupo tinha um portfólio de de 838,7 mil UHs (5,6 mil hotéis) e um pipeline de 218 mil quartos (1,2 mil hotéis).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor