Após 171 dias fechado, o Aeroporto Internacional Salgado Filho retoma suas atividades hoje (21) para voos comerciais nacionais. Fechado desde o dia 3 de maio, o terminal gaúcho reabre com as principais companhias aéreas quadruplicando a oferta de operações, o que promete impulsionar o turismo e a economia no Rio Grande do Sul.

Segundo informado pelo Valor, Gol, Latam e Azul, juntas, elevarão a oferta de voos no Salgado Filho. A média de operações deve saltar de 110 por semana na Base Canoas para 534 no aeroporto de Porto Alegre.

A malha aérea é responsável por transportar cerca de 50% dos turistas que visitam importantes destinos do estado, como Gramado, na Serra Gaúcha. Todavia, o governo estadual aponta que o retorno aos níveis pré-pandemia de oferta deve ser normalizado apenas em março de 2025, sobretudo com as empresas aéreas internacionais.

O Salgado Filho interrompeu suas atividades após as fortes enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul em maio. As chuvas prejudicaram a infraestrutura do terminal, que ficou com parte de sua área de embarque alagada.

Os voos foram realocados para a base da Força Aérea Brasileira, em Canoas. O embarque chegou a ser realizado em um shopping da região. Em 15 de julho, o Salgado Filho reativou sua área de embarque, mas a pista só voltou a funcionar nesta segunda-feira.

Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, destacou que a retomada das atividades no terminal da capital era um ponto central da recuperação do estado. “Foco agora é reconquistar a confiança do turista”, disse.

O Observatório do Turismo da Setur-RS, com base nos dados da ForwardKeys, aponta que em outubro o aeroporto ainda opere com oferta total de assentos 79% abaixo do registrado no mesmo período em 2023. A retomada será feita de forma gradual, com expectativa de atingir a marca de 370 mil assentos em março de 2025 — 5,6% inferior frente a março de 2024.

Oferta internacional

O principal desafio agora é retomar as operações das companhias internacionais. Ainda que a estimativa seja de liberação total da pista do Salgado Filho em 16 de dezembro, algumas empresas falam em retornar apenas em abril de 2025.

A Latam prevê a retomada das rotas Porto Alegre-Lima e Porto Alegre-Santiago em janeiro. Já a Aerolíneas Argentinas estimou cinco operações semanais no Salgado Filho também a partir do primeiro mês de 2025.

Para a hotelaria, o retorno das atividades no terminal gaúcho vem de encontro com o início do Natal Luz, em Gramado, época de intensa movimentação turística. A previsão do SindTur (Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias) é que a ocupação dos hotéis na Serra Gaúcha chegue a 70% nos próximos meses.

(*) Crédito da foto: André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo