A Ribalta Hospitalidade, composta pelo Ribalta Hotel e pela casa de eventos Ribalta, localizada na Barra da Tijuca, no Rio, alcançou recorde de faturamento no primeiro semestre de 2024. No período, o hotel obteve R$ 13,3 milhões, superando o orçamento previsto em 6,7% e apresentando crescimento de 16% em comparação ao mesmo período de 2023. A taxa de ocupação, por sua vez, atingiu 79% nos primeiros seis meses do ano.

A casa de eventos da empresa também registrou aumento significativo, avançando 57% no número de eventos em comparação ao primeiro semestre de 2023, resultando em receita adicional de R$ 1 milhão no faturamento, o maior dos últimos cinco anos. Os eventos sociais foram predominantes, representando 25% da receita total, enquanto os shows corresponderam a 15%.

Administrada pela Ombrello, empresa de desenvolvimento de bens e negócios do Rio de Janeiro, a Ribalta Hospitalidade atribui esse crescimento a iniciativas estratégicas voltadas para aprimorar a experiência dos clientes e hóspedes, além de expandir a oferta de serviços.

“O crescimento observado neste período é resultado de iniciativas estratégicas para aprimorar a experiência dos clientes e hóspedes, e expandir a nossa oferta de serviços. Melhoramos a infraestrutura do hotel, inauguramos o rooftop para eventos menores e ampliamos os nossos serviços com novos pacotes para eventos e experiências personalizadas. Nosso foco é agregar o entorno, proporcionando um atendimento de excelência e instalações de alta qualidade, o que se reflete nos resultados alcançados”, diz Neyre Freixo, superintendente de Operações da Ribalta Hospitalidade.

No início de 2024, o Ribalta Hotel passou por uma mudança estratégica de bandeira, adotando uma marca própria e deixando de ser conhecido como Ramada Encore. A mudança foi parte de uma estratégia para fortalecer a identidade do empreendimento. Atualmente, o público do hotel é majoritariamente composto por clientes corporativos e grupos para eventos diversos, incluindo os realizados na própria Ribalta. Nos finais de semana, a procura é maior por hóspedes que buscam lazer na região da Barra da Tijuca.

A casa de eventos também teve desempenho notável no período, sediando uma série de shows e eventos. Entre os destaques estiveram apresentações de artistas como Maurício Manieri, Jorge Aragão e Gloria Groove.

Projeções

Para o segundo semestre de 2024, a Ribalta Hospitalidade planeja continuar crescendo, capitalizando eventos como o Rock in Rio e o encontro do G20, além de atrair mais público para hospedagem e lazer, impulsionado pelo desenvolvimento contínuo da Barra da Tijuca. A administração do hotel pontua que está confiante de que as melhorias implementadas e a expansão dos serviços continuarão a gerar resultados positivos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ribalta Hotel