Rio de Janeiro
(foto: divulgação / Riotur)

O fluxo de turistas que chegam a cidade do Rio de Janeiro continua crescendo desde o início da Copa, que ocorreu no dia 12 de junho. A partir do começo do mês, mais de 200 mil visitantes passaram pela capital carioca, de modo que a expectatica é de que a quantidade ultrapasse a marca de 400 mil pessoas até o final do mundial, conforme divulgou a Riotur, Empresa de Turismo do Rio de Janeiro. 

Somente entre os dias 15 e 22 de junho o Cristo Redentor recebeu mais de 80 mil turistas. Na semana anterior, foram registrados 50 mil, totalizando 130 mil visitantes desde o início do campeonato. O Pão de Açucar também apresentou alta no fluxo de pessoas. O ponto turístico que  costuma receber três mil pessoas por dia, teve cinco mil visitantes por dia durante a primeira semana da Copa e viu esse número saltar para oito mil na segunda semana do evento.

Nos postos fixos de informações turísticas da Riotur, 17 mil pessoas foram atendidas na primeira semana, sendo 87,4% estrangeiros. Na semana anterior, foram atendidos 15.845, sendo 75,5% de estrangeiros.  Desta forma, um total de 33 mil receberam informações. Já nos 17 postos temporários, foram realizados um total de 37,3 mil atendimentos. 

"Com o avanço das seleções sul americanas, é possível que a nossa projeção inicial de 400 mil turistas estrangeiros seja ultrapassada. Estamos observando que milhares de sul americanos, mesmo sem ingressos, estão vindo curtir e sentir o clima da Copa na cidade", avalia Antonio Pedro Figueira de Mello, o Secretário Especial de Turismo.

A ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) já havia divulgado que a expectativa de ocupação média do parque hoteleiro carioca ao longo da Copa do Mundo é de 90%.

Serviço
www.rio.rj.gov.br