A atividade econômica do Rio Grande do Sul apresentou uma recuperação significativa em junho, conforme os dados divulgados pelo IBCR (Índice de Atividade Econômica Regional) do BC (Banco Central) no Valor Econômico. O indicador mostrou crescimento de 7,5% no mês, após queda de 8,2% registrada em maio devido às enchentes que afetaram o estado, que está se recuperando em diversos setores, inclusive o turismo. Esta recuperação em junho reflete um movimento de retomada após o impacto das condições adversas anteriores.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2024, o IBCR do Rio Grande do Sul registrou redução de 2,1% no segundo trimestre. No entanto, comparado ao mesmo mês do ano anterior, junho de 2023, o índice teve um aumento de 2,2%. No primeiro semestre de 2024, o crescimento no estado foi de 4,1%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,6%. Esses dados indicam uma trajetória de recuperação consistente após períodos de declínio econômico.

Bernard Faust, sócio da One Investimentos, atribui o crescimento observado em junho, em grande parte, à aplicação de recursos destinados à reconstrução do estado. O executivo destaca que o aquecimento econômico foi impulsionado por doações e investimentos tanto privados, quanto públicos, desempenhando papel crucial na recuperação regional.

O IBCR revelou também um crescimento de 0,8% na região Sul no trimestre, com o Paraná avançando 3% e Santa Catarina registrando um aumento de 2,9%. Outras regiões do Brasil mostraram crescimento: o Nordeste teve uma expansão de 0,5%, o Sudeste cresceu 1,3%, o Norte registrou 0,9% e o Centro-Oeste teve uma alta de 2%.

Desempenho nacional

No cenário nacional, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) indicou um crescimento de 1,37% em junho, superando a mediana das previsões feitas pelo Valor Data, que era de 0,6%. Esse desempenho nacional reforça a tendência de recuperação econômica observada em várias regiões do país.

O panorama econômico apresentado destaca um período de recuperação e crescimento tanto para o Rio Grande do Sul quanto para o Brasil, ressaltando a importância das medidas de apoio e investimento na recuperação econômica regional.

(*) Crédito da foto: Wikimedia Commons