Rio de Janeiro- Semana SantaFeriado começa na sexta (19) e vai até terça (23)

O feriado prolongado da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge  promete ser agitado no Rio de Janeiro. Com muitas atrações em todas as partes do estado, muitos turistas já garantiram suas hospedagens tanto no interior quanto no litoral. Segundo uma pesquisa realizada na semana passada pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), os destinos mais procurados são: Cabo Frio, com 80% de ocupação hoteleira; Búzios (77%); Rio das Ostras (70%); Paraty (65%) e Petrópolis (61%). No período do Carnaval, apenas na capital fluminense, a taxa de ocupação chegou aos 88%.

O interior do estado tem média de 56,7% de quartos reservados até agora, consequência dos eventos programados. Na região da Serra Verde Imperial, acontece o Festival de Café de Petrópolis, com palestras, gastronomia e circuito cultural. Aberto ao público, os visitantes poderão conhecer iguarias feitas com o grão, entre elas chopes e chocolates. Em Teresópolis, entre os dias 18 e 23 de abril, será realizada a 2ª edição do Cervejas do Nilo, na Praça Nilo Peçanha.

No Vale do Café, em Barra Mansa, a 36ª edição da Paixão de Cristo acontece no bairro Vista Alegre e no distrito de Rialto. A encenação também acontece em Valença, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, seguida da Procissão do Senhor Morto. Em Miguel Pereira, a 4° edição do Serra Beer será na Fenart, tem entrada franca e vai oferecer mais de 100 rótulos de cervejas artesanais, diversos food trucks e muita diversão. Já em Paty do Alferes, a Festa do Doce conta diversas atrações, como o salão do doce, da cachaça parque de diversões e artesanato.

RJ: eventos no litoral

Em Cabo Frio, o Tamoios Moto Show e o Circuito Top Surf  serão algumas das atrações para o feriado. No município de Armação de Búzios contará com o Búzios Sunset, com shows das bandas Blitz, Jota Quest e do cantor Tony Garrido. Campos dos Goytacazes oferecerá uma programação diversificada, além da tradicional Paixão de Cristo, o município recebe o Farol Music Classic e o 1º Circuito de Gastronomia do Farol.

Paraty, mantendo as tradições que datam dos séculos XVII e XVIII, entre eles, os seis Passos da Paixão, que estarão abertos para as celebrações (pequenos altares embutidos nas paredes de sobrados, casas e igrejas do Centro Histórico representando os principais momentos da Paixão de Cristo). Os passos ficam localizados na Rua do Comércio, Rua Dona Geralda e na lateral da Igreja de Santa Rita. Em Angra dos Reis, a festa fica por conta da encenação da Paixão de Cristo na Igreja do Carmo, no dia 19.

(*) Crédito da foto: gabyps/Pixabay

(**) Crédito da foto: Amanda Figueira/Governo do Rio de Janeiro