De Natal, Rio Grande do Norte

Público presente ao Road Show HFN, em Natal

O Road Show da HFN (Hotel & Food Nordeste – Feira de Negócios) começou nesta terça-feira (17), no restaurante Tábua de Carne, na capital potiguar. O público presente em sua maioria foi de profissionais da hotelaria. Estiveram presentes também donos de restaurantes e empresários do setor. Cerca de 80 pessoas participaram no encontro.

Tatiana Meneses, diretora executiva da Insight, fez a abertura do encontro mostrando todas as ações de divulgação que a organização da HFN está realizando no Nordeste e em outras regiões do Brasil. Ela apresentou as atrações da Feira, como o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste, que é uma realização da ABIH-PE com a curadoria do Hotelier News.

Tatiana Meneses, André Araújo (Abrasel-PE), Gabriela Duarte (ABIH-RN) e Carlos Periquito (ABIH-PE)

“O apoio da Abrasel e da ABIH’s de cada Estado vem sendo fundamental para fazermos a divulgação nos destinos. Estamos muito felizes por vermos o auditório lotado. temos certeza que a Feira irá atender a expectativa de todos que a visitarem, inclusive dos exositores", disse Tatiana. 

Gabry em ação durante sua palestra

Road Show HFN: palestras de conteúdo

Na sequencia Maycon Gabry, especialista em marketing digital e sócio da MarkWeb, apresentou a palestra "As regras mudaram – O novo marketing para hotéis, bares e restaurantes”. Apresentando vários exemplos, o palestrante percorreu por todos os pontos que são necessários para um hotel ou restaurante atuar de maneira correta para reverter em vendas. "60% da compra está decidida antes do cliente entrar em contato com o ponto de venda. A estratégia precisa ser de forma que o cliente seja levado até você e que ele efetive a venda. É preciso entender quem é o cliente. Apenas 3% dos visitantes dos sites estão decididos a comprar. É preciso seguir todas as etapas da estratégia para obter um maior número de efetivações", disse Gabry.

O especialista falou sobre o estímulo; da necessidade de dar atenção às avaliações no Google Meu Negócio; em ter um blog com conteúdo relevante; como trabalhar o remarketing; os vídeos devem ser gravados; trabalhar com o Whatsapp Business; sobre os Chatbots; como criar campanhas para que o público venha para o hotel ou restaurante, sobre downgrade e upgrade, entre outros assuntos importantes nos dias de hoje. "Automatize o previsível e humanize o excepcional", finalizou Gabry.

Kutuchian durante sua apresentação

Na sequencia, Peter Kutuchian palestrou sobre o tema "Turismo na Era das Experiências". "Acredito que o segredo em ter sucesso hoje é fazer com que cada momento do cliente seja memorável, pois a lembrança é gerada pela emoção da experiência vivenciada", disse o CEO e fundador do Hotelier News. "Tudo que sai do processual e ultrapassa as expectativas fica registrado na memória para sempre. E quando tocamos o coração da forma certa, conquistamos o cliente.

Kutuchian também abordou a importância dos colaboradores para chegar ao sucesso. "No caso da equipe, é preciso contratar profissionais com o espírito de servir. Saber apresentar um plano de carreira e ter programas de reconhecimento é primordial. Lembrem-se que o sorriso vem e cima e o colaborador precisa ser cliente por um dia. É preciso capacitar, delegar e satisfazer. A cultura do seu negócio precisa estar dentro dele. Isso só pode ser alcançado com treinamento e prazer. Assim, o local de trabalho precisa ser prazeroso para que ele possa passar esse sentimento para o hóspede ou cliente", explicou.

O Road Show HFN segue nesta quarta-feira (18) para João Pessoa, onde o encontro acontece no Hotel Hardman. Na quinta-feira (19) é a vez do Hotel Luzeiros, na capital pernambucana receber o Road Show, que termina no dia 23 em Maceió, na sede do Sebrae local.

A HFN é uma realização da Insight Feiras e negócios, ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco), que acontece entre 3 e 5 de outubro em Recife.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News e Tatiana Meneses/Insight