Considerado um dos mais conceituados guias hoteleiros de empreendimentos de luxo e sustentáveis do país, o Guia Passaporte Roteiros de Charme 2021 já começou a ser desenvolvido. Com previsão de lançamento para março do ano que vem, a associação iniciou o processo de seleção de novos hotéis.

Em 2020, cinco novos empreendimentos foram adicionados ao portfólio. Para adentrar ao seleto time de associados é preciso seguir normas e pré-requisitos estabelecidos. O lançamento será realizado de acordo com as medidas de segurança recomendadas para o trade e mídia especializada.

Criada pelo presidente, Helenio Waddington em 1992, a seleção é feita por meio de inspeções realizada por diretores da entidade. As visitas são feitas tradicionalmente entre março e setembro, porém, em função da pandemia, foram retomadas em outubro. A triagem prioriza empreendimentos recomendados por roteiristas e habitués, além dos hotéis e pousadas candidatos a ingressarem na associação.

Atualmente, a Roteiros de Charme reúne 70 associados em 61 destinos brasileiros. Um dos benefícios que a entidade oferece é assessoria ambiental realizada por profissionais capacitados, baseados no Código de Ética e de Conduta Ambiental, termo redigido em parceria com a United Nations Environment, adotado desde 1999.

Ao se associar, o hotel passa a figurar em uma listagem reconhecida por entidades nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas, de hotéis que respeitam o meio ambiente e a cultura local. Todo esse cuidado naturalmente se reflete na experiência do hóspede.

Roteiros de Charme: pré-requisitos

Para se tornar um membro, o hotel precisa estar em funcionamento há pelo menos dois anos sob a mesma administração, possuir de 10 até 60 apartamentos e/ou suítes e estarem localizados preferencialmente em pontos de interesse turísticos, históricos ou ecológicos reconhecidos ou que estejam buscando maior reconhecimento. Ao se associar, o novo integrante precisa se comprometer a trabalhar pela sustentabilidade do destino e seguir o código de ética da entidade.

Atualmente, em face aos desafios vivenciados pelo setor de turismo e hospedagem em função do novo coronavírus, a Roteiros de Charme elaborou um manual para orientar seus associados a adotar novas condutas quanto à higiene e segurança sanitária de seus hóspedes e funcionários, estabelecendo, inclusive, parceria com uma empresa de sanitizantes ecológicos. Outra ação foi se tornar signatário de um acordo das Nações Unidas pela redução e extinção do uso de plástico em seus hotéis associados, reduzindo a interferência no meio ambiente.

Sobre a retomada, expectativas de ocupação para o último trimestre do ano estão bastante positivas. “Embora estejamos comemorando a rápida retomada de nossas atividades e o incremento gradual e contínuo na ocupação de nossos empreendimentos, o momento atual pede cautela, por isso optamos por postergar o lançamento de nosso tradicional guia anual. A boa notícia que isso traz é que o prazo para novos empreendimentos se candidatarem foi estendido, já que teremos mais tempo para analisar os candidatos, dentro de nossos rígidos protocolos de avaliação. Esperamos que 2021 traga boas notícias e que possamos celebrar à altura os novos entrantes e os nossos já tradicionais parceiros”, comenta o presidente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Roteiros de Charme