Já começou a contagem regressiva para a 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum – Latin America and The Caribbean. O encontro que reunirá os principais players da indústria hoteleira, governos e investidores da região da América Latina e Caribe acontece em menos de 30 dias – 24 e 25 de março – no Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro, e vai reunir mais de 50 palestrantes. As inscrições estão abertas no link.
Para essa edição, já estão confirmados os maiores líderes hoteleiros da região. E são eles que vão estar à frente das discussões do mais tradicional e inovador evento do setor hoteleiro, turístico e do desenvolvimento imobiliário. Entre os nomes de destaque estarão: Thomas Dubaere (Accor), Gustavo Viescas (Wyndham), Andres Fajardo (GHL Hoteles), Ron Pohl (BWH Hotels), Bojan Kumer (Marriott), Abel Castro (Accor), Cristiano Gonçalvez (Hyatt) e Richard Rehwaldt (BWH Hotels).
Ao todo, mais de 50 painelistas debaterão as diferentes perspectivas para o setor. E para potencializar os negócios, haverá dinâmicas que potencializam a conexão e a geração de negócios, entre os presentes, com mesas redondas, sessões de networking e também reuniões “um a um”. Para a edição do Rio de Janeiro são esperados players de mais de 15 países com reais interesses em investir na América Latina e Caribe.
Segundo o presidente e CEO do Grupo SAHIC, Arturo Garcia Rosa, outro ponto alto é a participação de importantes destinos turísticos. “Os governos estão cada vez mais empenhados em promover seus destinos e com isso movimentar positivamente as suas economias. Além do governo federal do Brasil, o evento contará com Equador e Peru. Sem contar os destinos-anfitriões: a cidade e o estado do Rio de Janeiro, no Brasil”.

Cenários
Em dois dias de eventos e debates, o participante vai ter a possibilidade de explorar perspectivas econômicas da América Latina e Caribe sob o olhar de economista do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e ainda ter acesso às visões de executivos de destaque, como Camil Yazbeck, Global Chief Development Officer para divisões Premium, Midscale & Economy da Accor, e Leeny Oberg, Chief Financial Officer e vice-presidente executiva de Desenvolvimento da Marriott International.
A partir de cenário amplo, os debates começarão a mesclar especificidades do mercado e conversas com players que de fato promovem mudanças positivas. Um dos destaques ficará por conta do painel com Patricia Boo, diretora Regional Latam da STR, que compartilhará o panorama do mercado da hospitalidade, trazendo elemento concretos para definição de estratégias e decisões de investimentos na região. E em meio a isso, o Brasil, país sede, ganhará foco.
O evento deste ano promete ser um encontro especial que unirá conteúdo de nível global e participantes renomados. As atividades acontecerão no Fairmont Copacabana, com dois coquetéis – o pré-fórum, no domingo, e o networking cocktail ao final do primeiro dia de atividades.
“Em meio às particularidades e potencialidades dos países da América Latina e Caribe, é importante que os grandes players da hotelaria entendam as expectativas de quem detém capital”, pontua Garcia Rosa. O executivo ainda destaca que o SAHIC trará para o debate inspirações para fazer de 2025 um ano especial para os negócios da hospitalidade. A edição de 2024 teve 77% dos participantes gerando negócios . “Isso mostra nossa inclinação para o encontro qualificado e a potencialização dos interesses”, acrescenta.
Apoio
A edição brasileira do SAHIC acontecerá em meio a um cenário aquecido para a hotelaria. Recente relatório da Lodging Econometrics evidenciou que a região teve um incremento de 15% no volume de projetos no quarto trimestre de 2024. Ao todo, há 685 projetos em curso que representam 110 mil quartos. Desse total, 270 estão em construção, 179 devem iniciar as obras nos próximos 12 meses, e 236 estão em planejamento inicial.
O México lidera o pipelina com 248 projetos (38 mil quartos). Isso significa uma alta de 10% (projetos) e 7% (UHs) comparado com o mesmo período do ano anterior. O Brasil vem logo depois, com 106 projetos e 14,7 mil acomodações, alta de 23% (projetos) e 9% (quartos). Em seguida, aparecem a República Dominicana e o Peru.
O evento no Brasil já soma um pool de marcas patrocinadoras e apoiadoras, como:
- Setur-RJ (Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro)
- TurisRio
- Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro
- Invest Rio
- RioTur
- Accor
- HotelInvest
- CityExpress by Marriott
- BWH Hotels
- MARAEY
- Hyatt
- Peru
- Wyndham Hotels & Resorts
- GHL Hoteles
- Equador
- Lighthouse
- STR
- Horwath HTL
- QUBICAAMF
- EDSA
- Ministério do Turismo do Brasil
- IDB Invest
- IFC – Corporación Financiera Internacional
- ADIT Brasil
- SHP
- CANATUR
- ABIH-RJ
- CC.
(*) Crédito da foto: Divulgação/SAHIC Group