Pelourinho, um dos cartões postais de Salvador
(foto: divulgação / Setur-BA / Fernando Dallacqua)

As cidades de Salvador (BA), Belém (PA) e Santos (SP) foram escolhidas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para integrar a lista das 47 cidades criativas do mundo. A divulgação ocorreu em dezembro e contempla 33 países. 

O município de Belém foi reconhecido pela gastronomia. A candidatura da capital paraense teve o apoio da prefeitura da cidade e contou com uma ajuda de peso do instituto Atá, do chef de cozinha Alex Atala, e do instituto Paulo Martins (que promove e divulga a gastronomia paraense e amazônica). 

Já a cidade de Salvador se destacou pela música, tendo em vista que o município foi ponto de partida para diversos artistas emblemáticos para a cultura brasileira e pelo grande apelo artístico e musical do carnaval na cidade.

Com dois cinemas públicos e 22 salas comerciais, o município da Baixada Santista foi reconhecido pela criatividade no cinema. Com o título, Santos passa a fazer parte da lista de oito cidades reconhecidas pelo seu desenvolvimento no setor e irá figurar ao lado de capitais como Roma, na Itália, e Sydney, na Austrália.

Serviço
www.turismo.gov.br