Anunciado ao final de maio, o Plano São Paulo de flexibilização da quarentena chega a sua reta final na capital paulista e outras cinco regiões do estado. Após três meses em bandeira amarela, o governador João Doria anunciou o avanço da retomada econômica hoje (9) em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Cerca de 76% da população do estado entrará na fase verde, que prevê reabertura controlada de quase todas as atividades, incluindo cinemas e teatros. Este é o penúltimo estágio da quarentena imposta pelo governo devido à pandemia. A implementação da bandeira começará amanhã (10).

Com 130 dias de vigência, o Plano São Paulo adota nova recalibragem de indicadores, áreas de monitoramento e normas de flexibilização. “Cuidado, cautela e zelo vão evitar a infecção, a contaminação e o risco de morte”, declarou Doria. “Podemos desfrutar o feriado prolongado, mas com cuidado para proteger a sua vida, as vidas de seus familiares e amigos. O vírus não escolhe vítima, idade, sexo ou condição socioeconômica”, concluiu.

São Paulo: outras regiões

Além da capital, a Grande São Paulo e as regiões da Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté também mudam de bandeira. Na nova fase, os estabelecimentos poderão funcionar com até 60% de sua capacidade por no máximo 12 horas.

As regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto São João da Boa Vista e São José do Rio Preto prosseguem na etapa amarela. Já a região de Barretos teve piora nos índices de avanço da pandemia e regride para a fase laranja.

(*) Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo