O WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo) reconheceu o estado de São Paulo como destino seguro para o turismo. Os protocolos de segurança implementados pelo Plano SP receberam o selo Safe Travels, que atesta a segurança sanitária dos locais e boas práticas dos governos.

“O reconhecimento é importante por padronizar a comunicação em todo o mundo, orientando principalmente os turistas internacionais”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado. “Porém não muda os cuidados necessários para contenção da Covid-19 em São Paulo. É importante o respeito aos protocolos, a limitação de utilização dos espaços comuns e, principalmente, evitar aglomerações. Com o controle da circulação do vírus temos certeza que em um futuro próximo todos poderão viajar com a segurança e tranquilidades necessárias”.

Vale ressaltar que além de São Paulo, o Rio Grande do Norte já havia recebido a certificação do WTTC ainda em julho, sendo o primeiro estado a ser reconhecido com o selo no país.

São Paulo: o selo

O Conselho acredita em “um futuro de viagens que seja seguro, protegido e que forneça uma experiência autêntica e significativa ao viajante durante a viagem; um futuro que o turismo seja o sustento de milhões e contribua para o crescimento econômico sustentável”.

Os protocolos alinham os setores público e privado por meio de padrões para garantir a segurança dos colaboradores e viajantes. Embora levem em consideração as diretrizes atuais, eles são documentos vivos que serão atualizados à medida que novas informações forem disponibilizadas sobre o Covid-19.

(*) Crédito da foto: renancaraujo/Unsplash