A partir de hoje (22), São Paulo retoma medidas restritivas mais severas para tentar diminuir a quantidade de casos de Covid-19. Ontem (21), o governo do estado anunciou que a fase vermelha vale para todas as cidades paulistas a partir das 20h, todos os dias da semana. Nos fins de semana e feriados, a medida valerá durante o dia e a noite. As informações são da Folha de São Paulo.

Dessa forma, bares, restaurantes e comércio não essencial como shopping centers, além de serviços como salões de beleza, estão proibidos de funcionar até a manhã seguinte. Considerados essenciais, hotéis permanecem com funcionamento garantido. Eventos, por sua vez, também ficam proibidos enquanto a medida estiver valendo.

Como citado, o governo João Doria tomou a decisão em função da piora substancial do quadro de infecções e mortes no estado. Só nos 21 primeiros dias de 2021, o total de casos avançou 42% frente a igual período do mês anterior. Além disso, morreram 39% mais pessoas neste intervalo. Então, vale a máxima de Joe Biden, mesmo com vacina: a situação ainda vai “piorar antes de melhorar”.

São Paulo foca nas aglomerações

A decisão, assim como a sobre os outros dias da semana, foi tomada numa reunião no começo da noite de ontem, no Palácio dos Bandeirantes. A visão do Centro de Contingência do Coronavírus é de que é necessário coibir, principalmente, aglomerações proporcionadas por bares e restaurantes. No final do ano passado, o governo João Doria tomou medida semelhante para as festas de final de ano.

Segundo a Folha de São Paulo, é provável que o governo anuncie hoje mais informações sobre a retomada de medidas restritivas mais severas no estado.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News