Parque Ibirapuera, em São Paulo
(foto:divulgação/SPTuris/José Cordeiro)

A capital paulista conquistou mais uma vez a maior nota no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, realizado pelo MTur (Ministério do Turismo) em parceria com o Sebrae. A cidade de São Paulo teve a pontuação mais alta – 83,2 pontos – entre as 65 cidades participantes em 13 indicadores de desempenho da atividade turística.

Além de estar no topo do ranking geral, o destino foi o primeiro também em vários quesitos, como condições de acesso, oferta de serviços e equipamentos turísticos, monitoramento da atividade turística e economia local. 

O desempenho da cidade nesses indicadores considerou, segundo o estudo, a oferta de opções de lazer e entretenimento e de equipamentos de hospedagem e alimentação. A qualidade no atendimento, com destaque para o setor de bares e restaurantes, também influenciou a nota da cidade. 

No quesito "monitoramento" do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, o OTE-SP (Observatório de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo), núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, também saiu na frente, com nota 86,1, sendo que a média brasileira é de 36.

A premiação também ressaltou dois projetos da SPTuris que se destacaram: o workshop Descubra São Paulo, que promove a cooperação regional, e o SP de Bike, que promove a mobilidade por meio da bicicleta. 

Os projetos foram mapeados durante a avaliação dos 65 destinos brasileiros pelos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e ambas as iniciativas são tidas como "boas práticas que inspiram o turismo".

Serviço
www.turismo.gov.br