';
turismo responsavel - media de adesao

"Bem-vindos ao nosso novo portal! "

Peter Kutuchian
Founder & CEO
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Selo Turismo Responsável tem maior adesão em Alagoas, aponta estudo

Por Nayara Matteis 17 de setembro de 2020

Pelo terceiro levantamento consecutivo da série iniciada em agosto, o Nordeste aparece como a região com maior adesão do selo Turismo Responsável, com 45% dos hotéis certificados. Entre as 27 unidades federativas, o Alagoas lidera o ranking com 66% dos meios de hospedagens seguindo os protocolos recomendados pelo MTur (Ministério do Turismo).

Divulgado hoje (17), o estudo desenvolvido pelo professor Thyago Albuquerque, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) chega a sua terceira edição. “Considerando os dados até a data de hoje, percebemos um aumento considerável na adesão ao Selo, chegando a 34% dos meios de hospedagens do país. Isso pode ser reflexo da maior divulgação da certificação e dos protocolos e, também, pode estar relacionado ao aumento de estados e destinos turísticos com flexibilização das atividades econômicas, possibilitando o retorno da atividade turística”, comenta o pesquisador.

Destinos nordestinos badalados como Pipa (RN) e Maragogi (AL) continuam apresentando crescimento na adesão, apresentando níveis de 65% e 57% dos meios de hospedagens certificados, respectivamente. Em contrapartida, cidades do Sul e Sudeste apresentam índices abaixo da média nacional, como Gramado (RS), com 29%; Canela (RS), com 25% e Campos do Jordão (SP), que chegou a marca de 18%. Os resultados chamam a atenção, pois estes foram municípios com aumento relevante no volume de reservas em agosto, segundo dados da Omnibees.

turismo responsavel - media de adesao - grafico

Selo Turismo Responsável: resultados regionais

Vale destacar que o levantamento é feito com base nos dados disponíveis na plataforma do Cadastur e que esta foi a única iniciativa do governo para a implementação de protocolos no setor turístico. Lançado há mais de 100 dias, o selo ainda possui baixa adesão dos meios de hospedagens do país.

Enquanto Alagoas desponta como o estado com maior índice de hotéis certificados, levando em consideração o total de meios de hospedagens, o Acre aparece com 0%. No recorte regional, o Nordeste segue com maior taxa de adesão, com apenas dois estados com adesão menor que 30%. Em seguida aparece Sul (36%) e Sudeste (34%).

turismo responsavel - media de adesão - grafico 2

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação