Aeroporto Internacional de Viracopos 
(foto: divulgação/Comunicação Mais)

Um levantamento realizado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que abrange a movimentação de voos domésticos nacionais e internacionais do período entre os dias 17 e 5 de dezembro, mostrou que a semana anterior ao Natal concentrou a maior quantidade operações aéreas para toda a temporada de festas.

O dia 19 de dezembro, a sexta-feira exatamente anterior à semana de celebração do Natal, teve o maior número de partidas dos passageiros, com 5.805 pousos ou decolagens. Em comparação com o dia 20 de dezembro de 2013, também a sexta-feira que precedeu o mesmo feriado do ano passado, houve um aumento de 1,9% no volume de operações.

O dia 23 de dezembro, antevéspera de Natal, foi o segundo dia de maior movimento nas partidas para a temporada de festas, com 5.391 operações.

Já o dia 27 de dezembro, a sexta-feira que precedeu a semana de Ano Novo, teve 5.672 operações, um total 8,3% menor ao dia 26 de dezembro de 2013 (também uma sexta-feira). De acordo com o estudo, os números permitem inferir que a disposição das comemorações nesse ano acabou por concentrar os embarques para o recesso na semana antes do Natal.

O dia 5 de janeiro de 2015 (segunda-feira) acabou concentrando a maioria das viagens de retorno dos passageiros e figurou como o segundo dia de maior movimento absoluto: foram 5.746 operações. O dia preferido para o retorno na temporada passada havia sido 3 de janeiro de 2014 (sexta-feira), com 5.702.

Conforme noticiado pelo Hôtelier News, o Aeroporto Internacional de Viracopos, instalado em Campinas, interior de São Paulo, contabilizou um número recorde de passageiros, chegando a quase 10 milhões em 2014. No entanto, neste fim de ano, os aeroportos de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro foram os mais movimentados do País.

Serviço
www.abear.com.br