Entre os dias 23 e 25 de outubro, o Senac promove a nona edição do Desafio Senac: Alunos no Comando. Com tema Uma Viagem pelo Interior Paulista, o Grande Hotel São Pedro será a sede do evento, que seguirá todos os protocolos de higiene e segurança recomendados. As medidas também serão incorporadas na atividade.

A iniciativa tem a proposta de retratar a cultura, costumes e gastronomia da zona rural paulista. Nesta edição, uma das novidades é a gestão remota dos alunos que planejaram as atividades para os hóspedes presentes no Grande Hotel, além de ações virtuais da Home Experience.

“O cenário atual exige dos alunos maior atenção ao planejamento e às novas práticas e protocolos. O grande desafio desta edição será a gestão remota e a utilização de inovações tecnológicas para controlar as atividades presenciais, no hotel e as ações do Home Experience”, afirma Marcelo Traldi Fonseca, professor do bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

O Desafio Senac: Alunos no Comando é uma atividade educacional que faz parte de uma disciplina optativa dos cursos bacharelado em Hotelaria e tecnologia em Hotelaria do Senac. Em cada edição, alunos participam de uma seleção, que neste ano foram realizadas online, para fazer a gestão e operação do Grande Hotel São Pedro durante o fim de semana, com clientes reais. Também participam do projeto estudantes de outros cursos da instituição como tecnologia em Marketing e tecnologia em Gastronomia, tornando a ação multidisciplinar.

Os alunos são divididos em funções essenciais para o funcionamento de um hotel de alto padrão e assim se forma a equipe gestora, responsável por todo o planejamento do evento: gerente geral, gerente de Hospedagem, gerente de A&B (Alimentos e Bebidas), gerente de Lazer, gerente de Eventos e gerente de Marketing e Comunicação. Neste ano, exceção causada pela pandemia, as atividades serão monitoradas remotamente pela equipe gestora e operacionalizadas pelo time do hotel-escola.

Senac: programação presencial e online

Com as novas práticas adotadas para a segurança contra a pandemia, a equipe gestora idealizou atividades para os hóspedes que estarão Grande Hotel São Pedro e outras atrações online para os clientes que estiverem em casa. Os clientes presentes receberão uma caixa com produtos de boas-vindas com a temática do evento, bem como as orientações para acessar o QR Code e visualizar a programação do fim de semana.

Entre as atividades estão as sessões de Cinema ANC, que terá acesso controlado e todos os procedimentos de segurança sanitária. Por lá, serão exibidos filmes com a temática rural e que retratam a vida no interior como, por exemplo, O Menino da Porteira e Dois Filhos de Francisco.

Outra atração é o Encontro com o Chef, um workshop com um chef do Grande Hotel São Pedro, que vai preparar um prato exclusivo com insumos de produtores regionais. Além disso, haverá uma animada quermesse regada a músicas caipira e barraquinhas de doces, salgados e de brincadeiras típicas como argola, pescaria, acerte o alvo.

Home Experience

Para quem preferir desfrutar do evento em casa, a equipe gestora criou o inédito pacote especial Home Experience, que está à venda por meio do site. A caixa acolherá produtos para curtir um café da manhã inspirado no Grande Hotel São Pedro, com insumos de produtores locais: mel (Mbee), café (Senhor Espresso) e suco (Vinícola Davo).

Além disso, ainda haverá o drinque Negrone de Café, cuja receita é inspirada no tema do evento, e um espumante.
Outra atração exclusiva do Home Experience é o Encontro com o chef do Grande Hotel São Pedro, que ensinará o preparo do prato exclusivo (os clientes receberão com antecedência a lista de compras e a indicação de produtores para adquirir os insumos).

Recentemente, o Senac realizou outros eventos virtuais, como o Delícias do Brasil e o 3º Encontro sobre Alimentação e Sustentabilidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grande Hotel São Pedro