O Grande Hotel Campos do Jordão (SP), hotel-escola do Senac São Paulo, recebe a 14ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando. O projeto, considerado um dos principais laboratórios práticos do Centro Universitário Senac, mobiliza estudantes de cursos ligados à hospitalidade na operação completa de um final de semana do empreendimento. O evento acontece de 28 a 30 de novembro.
Criado em 2012, o Desafio Senac já envolveu mais de 1,1 mil estudantes e é considerado uma das ações de maior visibilidade acadêmica do Senac São Paulo. Segundo Daniela Maria Fraga Mendes, coordenadora de Turismo e Hospitalidade da instituição, a imersão oferece aos participantes a possibilidade de vivenciar o funcionamento de um hotel em sua totalidade.
“O Alunos no Comando é uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem, na prática, todas as etapas de operação de um hotel – do planejamento à entrega, no padrão de excelência do nosso hotel-escola”, explica.
Como vai funcionar?
Ao longo de oito meses, alunos das graduações de Gestão de Hospitalidade, Hotelaria e Gastronomia desenvolverão a programação do evento e assumirão posições gerenciais do hotel. Eles também serão responsáveis por recrutar colegas de outras formações, incluindo turmas do Técnico em Hospedagem. A cada edição, mais de 100 estudantes participam das operações, sob orientação de docentes e gestores da unidade.
O processo pedagógico inclui uma trilha dividida em 11 etapas, que vão do planejamento à avaliação final. A proposta é integrar competências técnicas e socioemocionais, reforçando habilidades relacionadas à gestão, operação, atendimento e experiência do cliente. A edição deste ano adota o tema “Tradicionalmente Inovador”, que busca conciliar fundamentos clássicos da hospitalidade com práticas contemporâneas aplicadas ao setor.
Impulsionando carreiras
Daniela destaca ainda o impacto da atividade na formação profissional. Segundo ela, a experiência mobiliza competências técnicas e comportamentais, promove o desenvolvimento da liderança humanizada e concretiza tudo o que foi aprendido ao longo do curso.
“A vivência amplia a compreensão sobre a rotina da hospitalidade ao aproximar os alunos do mercado e equipe fixa do hotel. Mais do que um exercício prático, o Alunos no Comando revela a essência da hospitalidade: cuidar de pessoas e proporcionar experiências memoráveis e competências aplicáveis a qualquer negócio”, conclui.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Senac















