sexta-feira, 17/abril
InícioNEGÓCIOSMercadoSetor de serviços cai 0,9% em novembro e interrompe ciclo de altas
Slaviero hospitalidade

Setor de serviços cai 0,9% em novembro e interrompe ciclo de altas

Segundo dados divulgados hoje (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de serviços recuou 0,9% em novembro, após alcançar resultados recordes da série histórica em outubro e setembro. No mês, a queda foi maior do que a projetada pelos analistas, de 0,4%, aponta O Globo.

O setor vem de uma trajetória positiva ao longo de 2024, impulsionado principalmente pelo aquecimento da economia, com mercado de trabalho em mínimas históricas, e consequente aumento da renda das famílias. Por outro lado, no último trimestre do ano passado, especialistas observaram um arrefecimento do cenário macroeconômico, com diminuição do crédito disponível às famílias, alta do dólar, e alta da taxa de juros, que impacta nos índices de confiança dos empresários e consumidores.

De acordo com Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, o desempenho do setor de serviços em novembro foi pontual e concentrado entre as atividades, visto que apenas duas entre as cinco observadas apresentaram queda: transportes, que puxou o setor para baixo com recuo de 2,7%, e serviços profissionais, administrativos e complementares, com queda de 2,6%.

Ele explica, ainda, que ambas apresentaram ganhos positivos relevantes em outubro e setembro e agora devolvem parte do ganho dos últimos meses, mas o saldo final ainda é positivo. “A base de comparação é extremamente elevada, já que o setor tinha alcançado o ponto mais alto da série no mês anterior. O acumulado dos serviços foi de 2,3% em setembro e outubro, e mesmo com recuo de 0,9% em novembro, o saldo dos três meses ainda é de crescimento de 1,4% frente a agosto”, pontua.

Outros dados

Lobo acrescenta, também, que o setor de transportes teve impacto do transporte aéreo de passageiros, com aumento do custo das passagens (22,5%), e pressionou negativamente a receita real das companhias. A atividade também sofreu quedas no transporte rodoviário coletivo de passageiros e no rodoviário de cargas.

Já os segmentos que apresentaram resultados positivos foram: informação e comunicação (1,0%), outros serviços (1,8%), e serviços prestados às famílias (1,7%).

(*) Crédito da foto: Pixabay

Resort Comandatuba
Realgems ameneties