setor de serviçosSetor cresceu mesmo com recuo em dezembro

Apesar do recuo em dezembro pelo segundo mês consecutivo, o setor de serviços encerrou 2019 dando sinais de recuperação. O segmento terminou o ano com alta de 1,4%, indicando o primeiro crescimento em cinco anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados pela Reuters.

Em dezembro, o setor de serviços apresentou queda de 0,4% na comparação com novembro, sendo assim o resultado mais fraco para o período desde 2015, quando o segmento caiu 0,7%, e a perda mais forte do que a expectativa em pesquisa Reuters de recuo de 0,3%. Entretanto, na comparação com o mesmo mês de 2018, houve alta de 1,6%, em linha com a expectativa e o melhor dezembro em seis anos nessa base de comparação.

Apesar da desaceleração nos últimos meses, os resultados do quarto trimestre mostraram que a atividade ganhou força ao longo do ano após retração do primeiro (-0,3%) e segundo trimestres (-0,2%) e a alta de 0,9% entre julho e setembro.

Setor de serviços: atividades

Entre as cinco atividades pesquisadas, quatro tiveram taxas positivas no ano passado, além de 55,4% dos 166 tipos de serviços avaliados.Os Serviços de informação e comunicação subiram 3,3% em 2019 e exerceram o principal impacto positivo sobre o índice, devido em grande parte ao aumento da receita das empresas que atuam nos segmentos de Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet e outros serviços em tecnologia da informação.

Também registraram avanços Outros serviços (5,8%), de Serviços prestados às famílias (2,6%) e de Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%). Na outra ponta, Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram queda de 2,5% no volume.

Em dezembro ante novembro, foi o setor de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio que se destacou com recuo de 1,5%, pressionado principalmente pelo segmento de Transporte terrestre (-3,7%).

(*) Crédito da foto: Free-Photos/Unsplash