empregos em mina geraisMaioria dos empregados trabalha em restaurantes

Dados mensurados pela Fecomércio MG, mostram que o setor de turismo tem conseguido manter o volume de mão de obra ativa. Na última análise, correspondente a junho, foram computados 276.813 trabalhadores registrados na atividade. O montante representa estabilidade, tanto em relação a maio deste ano (-0,04%), quanto ao saldo apurado no mesmo mês de 2017 (-0,3%). A maior parte dessas pessoas (mais de 146 mil) atua em estabelecimentos como restaurantes e similares.

Os números fazem parte do estudo "Indicadores de Empregabilidade no Turismo", que busca retratar a evolução do ramo. CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, contribuem no levantamento. 

Na avaliação dos pesquisadores, os números revelam a boa capacidade de recuperação da atividade "O turismo sentiu muito o impacto da crise, com fechamento sistemático de vagas desde 2015, aproximadamente. Agora, percebemos uma retomada mais consistente e muito importante para o setor", observa Danilo Manna, coordenador da área de Negócios Turísticos da Fecomércio MG.

Importância do turismo para Minas Gerais

De acordo com a Fecomércio MG, a taxa de empregabilidade em serviços no estado é puxada pela dupla hospedagem e alimentação. Cerca de 64% dos postos de trabalho nascem dessas atividades. O transporte de passagueiros aparece depois (31%). Lazer e cultura correspondem a pouco mais de 2% e agentes de viagens são 1,5%. 

"A recente desvalorização do real frente ao dólar poderá estimular ainda mais as famílias a optarem pelas viagens domésticas em detrimento das internacionais, incrementando o desempenho do setor em Minas", completa Manna.

Segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até maio, o volume de atividades turísticas em Minas Gerais cresceu 1,7% no acumulado do ano e 2,3% no acumulado em 12 meses.

A estabilidade de 2018 foi antecipada pela Fecomércio em previsão feita em julho do ano passado

(*) Crédito da foto: 453169/Pixabay