Ontem (28), a Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia) realizou encontro com hoteleiros de Salvador para orientá-los sobre crimes eletrônicos. A iniciativa contou com palestra do delegado João Roberto Cavadas, coordenador do GME (Grupo Especializado de Repressão a Crimes por Meios Eletrônicos).

Após a identificação de uma série de ações cibernéticas prejudiciais à hotelaria e ao público final, a Setur-BA criou e lidera, desde setembro, grupo de trabalho com a Secretaria da Segurança Pública e a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia), com o objetivo de dar celeridade à resolução dos casos, bem como alertar outros meios de hospedagem. De acordo com a entidade, chega a 20 o número de empresas lesadas na capital.

Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, tais atos ilícitos prejudicam a imagem da Bahia para o turismo, bem como empresários que já vêm passando por momentos difíceis em 2020 em decorrência da pandemia da Covid-19. “Estamos num momento de retomada crescente do turismo e precisamos, mais do que nunca, unir esforços do poder público e iniciativa privada. É preciso entender como são aplicados os golpes e quais estratégias podem ser usadas para prevenção e resolução dos problemas gerados tanto para empresários quanto para seus clientes”, explica.

Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, também acredita que o trabalho em conjunto é fundamental para coibir as ações criminosas. “Temos feito uma ampla divulgação com os associados tendo por finalidade a redução dos impactos desses crimes na atividade hoteleira. É importante ressaltar que estas informações precisam também ser compartilharas com a sociedade, de uma forma geral, visando se precaver destes crimes”.

Setur-BA: intervenções práticas

Na palestra “Crimes eletrônicos no âmbito do segmento turístico de Salvador”, o delegado João Roberto Cavadas falou sobre os principais tipos de crimes por meios eletrônicos que vêm sendo aplicados contra hotéis e potenciais turistas, a exemplo de clonagem de contas do WhatsApp. Outras dicas, como a preservação de provas, denúncia de fraude junto às redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) e o passo a passo para o registro das ocorrências também foram apresentados.

Também participaram da palestra a delegada Maritta Souza, titular da Deltur (Delegacia de Proteção ao Turista); Gilberto Marquezine, superintendente do SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares); e Luiz Henrique do Amaral, presidente da Abrasel- Bahia (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

(*) Crédito da foto: Pixabay