Moradores de 210 municípios turísticos do estado de São Paulo poderão avaliar o setor em suas respectivas cidades. Em pesquisa inédita, a Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) ouvirá os paulistas e suas percepções a respeito do turismo em suas regiões. O estudo será liderado pelo CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo).

“Como você vê o turismo na região onde mora?” é a pergunta inicial do formulário online que pode ser respondido pelo link. A iniciativa é fruto da parceria da Setur-SP com estâncias turísticas e municípios de interesse turístico. A pesquisa ainda conta com o apoio de entidades do setor e secretarias e departamentos municipais.

Os paulistas poderão responder ao questionário até o dia 8 de janeiro de 2021, dividido em três grupos de perguntas: o primeiro traça um perfil socioeconômico do morador vinculado à sua cidade; o segundo aprofunda a percepção sobre os impactos, positivos e negativos, que o fluxo turístico pode causar; e por fim, qual é a expectativa do desenvolvimento local pelos próximos dez anos, as preocupações dos moradores e os benefícios que identificam na atividade.

Para Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado, além de ajudar no desenho de propostas para o desenvolvimento regional, a pesquisa contribuirá para a conscientização. “É importante que o morador saiba de seu papel estratégico para a qualidade do turismo de sua cidade. O bom atendimento é parte do sucesso de uma viagem”.

Setur-SP: recuperação do setor

Nos últimos meses, a secretaria vem promovendo uma série de ações com o intuito de fomentar a retomada do setor. Em agosto, foi lançado uma competição de startups com o objetivo de acelerar a recuperação do turismo paulista, o Desafio SP.

O projeto busca reduzir os impactos da crise no estado e as três startups vencedoras ganharão o aporte de R$ 5 mil cada uma.

(*) Crédito da foto: StockSnap/Pixabay