setur-rjLeite: reunimos um grupo de pessoas que pensará a frente de seu tempo

Foi instituído ontem (5) o Conselho de Instituições de Ensino e Pesquisa – Academia Setur-RJ, órgão que tem o objetivo de promover, planejar e apoiar estudos e pesquisas do turismo. A iniciativa foi uma parceria entre o governo do estado e da Setur-RJ, com o intuito de debater e propor políticas públicas que estimulem o setor e a economia fluminense. 

“Estamos criando um conselho acadêmico de profissionais do Turismo, iniciativa da Secretaria de Turismo.  Estamos unindo Academia e as necessidades do estado do Rio de Janeiro. Serão realizadas reuniões periódicas. Sempre defendi a participação das universidades. A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de qualquer área do conhecimento humano – disse o governador Wilson Witzel, em reunião de assinatura do decreto e posse dos membros do conselho, no Palácio Guanabara.

Setur-RJ: o Conselho

No total, o Conselho é formado por 32 membros de instituições de ensino superior públicas e privadas e da educação básica na área de turismo. São 16 titulares e 16 suplentes que irão promover ações para qualificar os profissionais do mercado por meio de cursos, seminários e conferências. 

“Estamos reunindo a inteligência do turismo do Rio de Janeiro neste conselho para debatermos propostas, ideias, pesquisas. Reunimos um grupo de pessoas que pensará a frente de seu tempo e que vai cuidar também da qualificação dos profissionais do setor”ressaltou Otávio Leite, secretário de Turismo.

Representante da UFF (Universidade Federal Fluminense) no conselho, Carlos Alberto Lidizia Soares, considera a iniciativa importante para desenvolver o potencial turístico fluminense. “Acredito que a partir desta iniciativa possamos alavancar o lugar de destaque do Rio de Janeiro como porta de entrada de visitantes no Brasil e fazer jus ao potencial turístico que nós temos”.

(*) Crédito das fotos: Flávio Cabral/Setur-RJ