setur-rn- retomadaSecretaria traçou a volta ao lado de entidades turísticas do estado

Dentre os mais prejudicados pela crise do coronavírus, o Turismo começa a se organizar para a reação do mercado. Após meses de portas fechadas, hotéis e cidades turísticas passam a retomar as atividades gradativamente. Agora, a Setur-RN (Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte) se prepara para a volta do setor no estado.

A retomada parte de um plano de execução com duração de 18 meses. A iniciativa é resultado de uma reunião envolvendo sete entidades do trade turístico da região. O Plano de Retomada do Turismo é dividido em seis fases e visa garantir a saúde pública durante cada uma das etapas.

Durante o mês de maio, as duas primeiras etapas já foram concluídas. Consistindo na criação de um protocolo de segurança sanitária e o desenvolvimento de um plano para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança.

"A importância do Plano de Retomada das Atividades Turísticas se dá pela relação de confiança e credibilidade com o mercado. Após essa crise, as pessoas passarão a procurar os destinos que se sintam mais segura. Este passa a ser é um forte diferencial de competitividade. Os nossos empreendimentos turísticos passarão a cumprir todos os protocolos de segurança sanitária, com todos os trabalhadores do turismo fazendo capacitações gratuitas no Senac, a partir de junho, para conhecerem e atuarem dentro das normativas. Estamos articulando esse trabalho com diversos setores da sociedade.", afirma Aninha Costa, secretária de Turismo do RN.

"O desafio de reerguer o setor é enorme, pois de um lado existirão consumidores mais exigentes e preocupados com sua segurança e do outro, empresas com sérias dificuldades financeiras e com severas limitações de investimento. O trabalho conjunto iniciado nesta primeira etapa do projeto da retomada do turismo do RN mostra que é possível enfrentar este desafio. Somente com muita união, perseverança e empenho de todos, conseguiremos retomar os níveis de fluxo turístico de antes da pandemia", adiciona George Gosson, hoteleiro e presidente do Natal Convention Bureau.

Setur-RN: retomada

Comandada pela Setur, a iniciativa tem apoio ainda do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac  (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Com participação também da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), da ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN), do Sindetur RN (Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte), e da SUVISA-RN (Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN).

Como parte do plano de retomada, o Senac RN irá disponibilizar capacitações online gratuitas para trabalhadores do segmento. O objetivo é auxiliar no processo de implementação das novas mudanças. As matrículas ficam disponíveis entre 8 a 12 de junho, e as aulas terão início a partir do dia 15/06, no site do Senac-RN.

Com a volta do trade turístico, instituições de todo mundo recorrem a selos que garantem a inspeção e implementação de medidas de higiene. Assim acontece também na região, que desenvolve um selo específico para atestar a aplicação de protocolos de saúde.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-RN