setur-sp- retomadaPlano São Paulo contempla 17 regiões

Após diversas prorrogações,  o governo de São Paulo anunciou ontem (27) o início da flexibilização da quarentena. O governador João Dória apresentou um planejamento para retomada de atividades, que será dividido em cinco fases. O processo será adaptado a cada município, considerando os riscos de cada região. Hoje (28), a Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) apresentará os protocolos para o setor.

O tema já foi previamente discutido pela Setur-SP (Secretária do Turismo) com 37 municípios da região. O turismo é uma preocupação, e por isso, as medidas voltadas para o turismo foram apresentados. A pasta se encaixa na fase denominada "retomada consciente do Plano São Paulo".

A Secretaria se reúne novamente com entidades do setor privado, com o objetivo de sanar possíveis dúvidas. Nesta formação desde maio, a Setur-SP divide-se em três frentes para atuar durante a pandemia.

Setur-SP: retomada

Faseada em cinco momentos, a retomada divide as restrições através de cores, analisando o cenário local para possibilitar a reabertura. O nível máximo de restrição será classificado como vermelho, etapas identificadas como controle serão laranjas. Já o início da flexibilização será em amarelo, a abertura parcial em verde e o normal controlado em azul.

Para o setor do turismo, haverá uma divisão em três grupos. O primeiro engloba Meios de hospedagem, o segundo bares, restaurantes e similares. As demais atividades classificam-se no terceiro grupo. A classificação prevista no Plano São Paulo contempla cada uma das 17 regiões. E os documentos a respeito da flexibilização nos municípios entram em vigência a partir do dia 1º de junho.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP