setur-sp Pesquisa da Setur-SP aponta medidas adotadas para minimizar os efeitos da crise no turismo

Com a mobilização em parceria com as prefeituras paulistas, a Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) realizou uma pesquisa para levantar as melhores práticas adotadas pelos municípios para minimizar o impacto da Covid-19 no setor de turismo.

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo realizou em abril uma pesquisa com as prefeituras de 150 estâncias e municípios de interesse turístico para entender como as cidades têm se organizado neste momento e compartilhar as boas práticas, que poderão ser replicadas em outras regiões. O estudo levou em conta os dados de 201 entrevistas.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações promovidas pela Secretaria que recentemente divulgou uma cartilha de acesso às linhas de crédito voltadas ao segmento. O Programa de Crédito Turístico, criado pelo governo de São Paulo para facilitar o acesso de empresas e prefeituras a linhas de financiamento oferecidas por instituições financeiras também foi destacado na pesquisa.

Em Jundiaí, por exemplo, a prefeitura criou o projeto “Deguste em Casa”, que cadastra restaurantes e empreendimentos de turismo rural para fornecer seus produtos via delivery ou por sistema de retirada no local. Entre os cadastrados há adegas, vinícolas, restaurantes e cervejarias.

Em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, um grupo de empresários criou o programa de “Voucher Sócio Econômico”, que concede descontos de até 20% em pousadas, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos para serem usados após a crise. Parte da renda será destinada ao fundo de assistência.

Setur-SP: boas práticas

A partir do levantamento, a Secretaria de Turismo listou as boas práticas indicadas pelos municípios:

1 – Reorganização do calendário de eventos e festividades, priorizando o adiamento em vez de cancelamento.
2 – Campanhas de conscientização para combater a Covid-19 e sobre os impactos no turismo, usando conteúdo digital, vídeos, cartilhas, boletins, tours virtuais, carros de som, informativos por mensagem de celular, orientações online e via telefone.
3 – Incentivo a serviços de delivery ou drive-thru em propriedades rurais turísticas, bares e restaurantes.
4 – Reforma, limpeza e organização de atrativos turísticos.
5 – Atualização de inventário turístico, planos, materiais promocionais, organização de documentos, ações e serviços internos.
6 – Divulgação de campanha “não cancele, adie sua viagem”.
7 – Capacitação, treinamentos e reuniões entre trade, setor público, conselhos de turismo e agentes locais.
8 – Campanhas para doação de alimentos e produtos de higiene.
9 – Programa de Crédito Turístico do Estado de SP e outras políticas de crédito.
10 – Implantação de plataforma de venda online com suporte do setor público.
11 – Venda de vale-presente antecipado para serem usados depois da crise (pacote de viagem ou hospedagem, por exemplo).
12 – Bônus e benefícios para próximas viagens.
13 – Manutenção de salários dos funcionários de pousadas e estabelecimentos.

(*) Crédito da foto: 272447/Pixabay