Setur-SP Oficina está marcada para acontecer hoje (14)

Diante da crise do coronavírus, o setor do turismo está entre os mais afetados e hoje organiza-se para pensar em alternativas para reduzir os impactos. Em âmbito nacional, o MTur (Ministério do Turismo) lançou recentemente um selo de boas práticas de segurança, para restabelecer a confiança do turista. Também preocupada com a retomada, a Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) organiza uma oficina virtual para debater o tema.

Marcada para hoje (14), a 1º Oficina de Planejamento para a Retomada do Turismo no Estado de São Paulo visa identificar oportunidades para o desenvolvimento do turismo paulista e elaborar cenários pós-pandemia. Dentre os participantes, estarão os representantes das 49 Regiões Turísticas paulistas e os técnicos da Setur-SP. 

A partir desse encontro, será redigido o “Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Paulista – Retomada”. O próximo passo é em 19 de maio, quando a Setur-SP irá reunir o trade turístico com o mesmo objetivo: detalhar o plano de ação e alinhar as expectativas. 

Setur-SP: posicionamento 

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado acredita que “um dos pilares desse processo é a participação, conjunta e articulada, dos diversos atores da cadeia de valor do turismo, do poder público e da iniciativa privada. O planejamento ajudará no retorno responsável e sustentável das atividades turísticas, depois da crise gerada pelo coronavírus, de modo que o turismo possa contribuir para geração de riqueza, emprego e desenvolvimento social”.

A Setur-SP vem se mobilizando ao lado das prefeituras compartilhando boas práticas adotadas pelos municípios para frear a disseminação da Covid-19 no estado. A Secretaria ainda anunciou o Mutirão do Turismo, que conta com a participação de 180 prefeitos e secretários municipais em videoconferências que visam debater soluções para reduzir o impacto do coronavírus.

(*) Crédito da foto: Konevi/Pixabay