SETUR-SP- creditoSeminário será transmitido pelo canal da Setur-SP no YouTube

Amanhã (16), a Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) realizará mais um seminário do Programa de Crédito Turístico. No mês de março, a pasta já havia promovido um evento sobre o assunto junto à Desenvolve SP e, em abril, lançou uma cartilha de orientações para facilitar que o aporte chegue a quem precisa.

Marcado para acontecer às 9h30, pelo canal da Setur-SP no YouTube, o foco são empresas de regiões turísticas e MITs (Estâncias e Municípios de Interesse Turístico). A ação contará com o apoio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Desenvolve SP.

Serão detalhados o Fungetur, do MTur (Ministério do Turismo); o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o PEAC (Programa Emergencial de Acesso ao Crédito), nova linha via BNDES.

Setur-SP: o programa

O Programa de Crédito Turístico foi lançado em 2019 pela Setur-SP e a Desenvolve SP, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de destinos turísticos, com investimentos e para aquisição de bens e equipamentos. Com a crise econômica causada pelo coronavírus, o programa passou a auxiliar no acesso a capital de giro – salários, aluguéis, fornecedores e outras despesas fixas e operacionais.

As linhas de crédito têm taxas de juros entre 3,5% até 6% ao ano, carência de seis a 12 meses e até 60 meses para amortização. Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado, lembra que para orientar os empresários que buscam crédito no período de pandemia, além dos seminários online, há dois documentos disponíveis no site da Secretaria, que detalham as condições e esclarecem as principais dúvidas. Até o início de junho, a Setur-SP já contabilizava R$ 43,6 milhões em investimentos do Programa de Crédito Turístico.

(*) Crédito da foto: Rauten-Kauf/Pixabay