Sheilla Cruz, recém-nomeada Area Sales director da Belmond Brasil, assume um papel estratégico, liderando e orientando as equipes de Vendas. Além disso, ela atuará como elo entre as operações locais e as equipes internacionais da companhia, que têm realizado mudanças significativas em sua equipe.

“A minha jornada em hotelaria começou por meio de um estágio ainda em Londres, na área de Comunicação (minha formação original), de uma rede hoteleira local. Neste momento, encontrei a minha vocação e desde então segui carreira profissional, sempre nas áreas de vendas e/ou marketing”, afirma Sheilla.

Graduada em Comunicação pela Richmond, The American International University, em Londres, Sheilla possui mais de uma década de experiência no setor de Vendas e Marketing em hospitalidade. Em 2003, ela complementou sua formação com um curso de Gestão Hoteleira na Cornell University em Nova York. Sua trajetória profissional inclui passagens por renomadas redes hoteleiras, como InterContinental Rio, InterContinental São Paulo, Pestana Hotels & Resorts, Holiday Inn Resort Bali Benoa e Hilton.

“No meu tempo livre, gosto de praticar esportes ao ar livre, sejam caminhadas na Lagoa ou beach tennis, que pratico regularmente há três anos. São momentos em que aproveito para curtir a natureza e estar na companhia dos meus amigos. Vou frequentemente ao cinema e gosto de assistir principalmente filmes históricos, documentários e comédias inteligentes ou de humor ácido. Apesar de preferir o dia à noite, um bom show de música brasileira ou samba, certamente podem me tirar de casa”, compartilha Sheilla.

Três perguntas para: Sheilla Cruz

Hotelier News: Quais são as principais inovações que você pretende introduzir na área de vendas da Belmond para enfrentar os desafios atuais do mercado hoteleiro e aumentar a eficiência das operações?

Sheilla Cruz: Posso afirmar que, recentemente, a Belmond realizou investimentos importantes em sistemas de Revenue e Gestão de Clientes, gerando artifícios que dão às equipes comerciais muitas informações relevantes e qualificadas, que ajudam a trazer agilidade e objetividade aos processos de precificação das oportunidades de negócios. Esse tipo de investimento é fundamental para alcançar os melhores resultados dentro da nossa área. A partir disso, um dos nossos principais objetivos é intensificar o aproveitamento destes sistemas, fortalecendo a autonomia das equipes. Com isso, pretendemos também permitir que o nosso foco seja a construção de relações comerciais ainda mais produtivas e duradouras, alcançando assim a conversão e o atendimento esperado no mercado de hospitalidade de luxo. Esses resultados são importantes e abrem portas para novas oportunidades e garantem a recorrência de bons acordos comerciais.

Hotelier News: Como você planeja utilizar a tecnologia para otimizar as estratégias de vendas e melhorar a experiência do hóspede, garantindo que as expectativas de luxo sejam atendidas e superadas?

SC: Na Belmond, trabalhamos com dados detalhados que nos mostram o comportamento dos clientes em muitos detalhes, como regiões geográficas, fluxo de reservas, tempos de resposta, entre outros. Estas informações nos ajudam a direcionar nossos esforços comerciais, investimentos e recursos humanos para as áreas que precisam de atenção e/ou para oportunidades de maximização. A Belmond conta também com um sofisticado sistema de avaliação de serviços de luxo, o LQA (Leading Quality Assurance), utilizado pelas melhores organizações para manter e melhorar os padrões excepcionais exigidos pelos seus clientes. Este processo ocorre por meio de inspeções regulares e anônimas onde são avaliados centenas de critérios rigorosos. Após as inspeções, é fornecido um feedback detalhado aos hotéis, o que nos permite identificar pontos de melhorias e trabalhar para regularização contínua dessas áreas.

Hotelier News: Quais iniciativas você está considerando para alinhar as práticas de vendas da Belmond com a agenda ESG, e como você enxerga que essas iniciativas podem impactar positivamente o desempenho comercial e a reputação da marca no mercado?

SC: Os nossos dois hotéis no Brasil (Copacabana Palace e Hotel das Cataratas) conquistaram recentemente a certificação pela Earthcheck, uma das principais avaliações especializada em turismo sustentável, por suas práticas ambientais. Os compromissos da Belmond envolvem ainda muitas parcerias com projetos sociais e práticas de inclusão, algo que acontece na companhia já há algum tempo. Os consumidores atuais buscam empresas e produtos cada vez mais atentos e alinhados às suas preocupações, de maneira que divulgar e ampliar as nossas iniciativas são objetivos fortemente ligados ao nosso desempenho comercial e à nossa reputação no mercado. Temos como objetivo, dentro da agenda ESG, alavancar as nossas iniciativas por meio da oferta de experiências que permitam aos nossos clientes uma imersão junto às comunidades locais e acesso a iniciativas alinhadas aos seus compromissos pessoais de sustentabilidade e ética.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Belmond