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SPCVB lança campanha para abertura do comércio aos domingos

Por Redação 7 de agosto de 2020

Após meses de restrições de funcionamento do comércio, o SPCVB (São Paulo Visitors & Convention Bureau) em parceria com a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) e Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) vem promovendo protocolos de higiene para aviação meios de hospedagem, bares, restaurantes e eventos. Impulsionado pelo Dia dos Pais, celebrado dia 9 de agosto este ano, a entidade lança uma campanha para abertura dos comércios aos domingos.

Com a evolução do Plano São Paulo, desenvolvido pelo governo do estado, a economia iniciou sua flexibilização com a reabertura de shoppings center e comércio na maioria dos destinos paulistas. 

Em 1993, o SPCVB lançou uma campanha para domingos úteis, na qual shoppings center eram autorizados a abrir em vésperas de datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Páscoa, Natal e Dia das Mães, com o objetivo de estimular a economia. Na época, lojas eram proibidas de funcionar neste dia da semana.

SPCVB: impacto na economia

Com a adesão em massa dos principais shoppings, os resultados ficaram acima do esperado, beneficiando a capital paulista como um todo, para a satisfação dos empresários do setor, como Raul Sulzbacher, até então vice-presidente do SPCVB e hoje presidente do Conselho de Administração. Com a boa aceitação do comércio, a campanha foi estendida até 1996. 

“Hoje, vivemos uma nova era, de novos hábitos e ideias. Tudo precisa se reinventar e buscar por significados inéditos. Dito isto, estamos próximos à data dos Dia dos Pais, comemorada esse ano em 9 de agosto, e acompanhamos um movimento similar ao de 1993, de estímulo à abertura do comércio. Devido à pandemia, o setor ficou restrito por meses e, apenas recentemente, foi autorizada sua abertura, ainda que parcial”, conta Sulzbacher. “Comemoramos em julho o Dia da Vovó, que passou também por uma renovação de sua essência, uma vez que os avós fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e precisam, mais do que todos, estar em isolamento social. Valorizar a família passou a ter uma maior dimensão frente ao atual contexto”, complementa.

Os esforços para a abertura do comércio aos domingos se iniciaram por volta de 1986, quando a entidade começou a apoiar o movimento, pleiteado pelos empresários dos shopping centers, superintendentes de estabelecimentos comerciais e lojistas. Na ocasião, o SPCVB enviou um ofício ao prefeito Jânio Quadros, afirmando que essa medida beneficiaria a captação de eventos para a cidade e que ofereceria, assim, um atrativo a mais aos que vêm participar de feiras e congressos. O pleito é totalmente atendido a partir de 1997.

Em 2020, duas datas especiais, Dia das Mães e Dia dos Namorados, não contaram com o comércio presencial aberto. “Agora, com o Dia dos Pais se aproximando, devemos, entidades, associações, iniciativa privada e poder público, estimular tanto o comércio quanto os novos valores da família frente ao desafio que enfrentamos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/SPCVB