Adquirida pela Marriott International em 2016 por US$ 13,6 bilhões, a Starwood Hotels ressurge no mercado norte-americano. Em comunicado oficial enviado à imprensa, Barry Sternlicht, fundador e presidente do conselho da marca e também do Starwood Capital Group, confirma que a SH Hotels & Resorts, a partir de agora, adotará o antigo nome, aponta o CoStar.
A retomada é feita já com três marcas — 1 Hotels, Baccarat Hotels e Treehouse Hotels — em seu portfólio, mantendo o conceito de hotelaria sustentável. Segundo o executivo, a relevância histórica da rede foi um dos fatores que aqueceu a renomeação.
“Reintroduzir o nome Starwood Hotels é uma emoção pessoal e uma homenagem a um legado que milhões de pessoas conhecem e confiam. Essa mudança, que une tradição à inovação através da tecnologia e da personalização na hospitalidade, reforça nossa missão de inspirar, inovar e fazer a diferença para hóspedes, parceiros e o planeta”, diz.
Legado
Sternlicht fundou a Starwood Hotels & Resorts há 30 anos, somando marcas conhecidas como W Hotels, Sheraton, Westin, Le Méridien e Four Points. Mesmo enquanto a Marriott integrava as marcas clássicas, o executivo já havia plantado as sementes para a retomada do nome Starwood.
Em entrevista ao Hotel News Now, durante o Americas Lodging Investment Summit, Raul Leal, atual CEO da Starwood Hotels, ressalta que a decisão de retomar o nome era uma ideia que Sternlicht vinha cultivando há tempos.
“A marca é muito querida, tanto por consumidores quanto por funcionários. Essa retomada, fruto de um trabalho de seu fundador, fortalece nossa plataforma de hotéis com foco em estilo de vida e propósito”, explica.
Já Tony Capuano, presidente e CEO da Marriott, afirma que Sternlicht entrou em contato há cerca de um ano para discutir o uso do nome Starwood Hotels. Dado que a Marriott não vinha utilizando o nome desde a aquisição e que o Starwood Capital manteve sua presença no mercado, Capuano acolheu a proposta.
“Essa iniciativa valida nossas estratégias e a de outras grandes marcas. Agora à frente das bandeiras 1 Hotels, Baccarat e Treehouse, Sternlicht quer unificar o portfólio diversificado com o retorno da marca original. Sua reintrodução promete marcar o início de uma nova era para a empresa”, pontua.
Portfólio
Entre as três marcas sob o guarda-chuva da Starwood, a situação é a seguinte:
- A 1 Hotels estreou com o 1 Hotel South Beach, em Miami Beach, e, cinco meses depois, com o 1 Hotel Central Park, em Nova York. Atualmente, a marca conta com 10 unidades operacionais em três continentes, com outras 10 em fase de desenvolvimento.
- Em 2015, a Baccarat Hotels também fez sua estreia com a abertura do Baccarat Hotel New York, sendo esta a única propriedade da marca até o momento — embora haja planos para a abertura de sete novos empreendimentos, somando 1.260 quartos.
- Já a Treehouse Hotels, que lançou sua primeira unidade em 2019, em Londres, tem cinco projetos em andamento, totalizando 1.277 acomodações.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Starwood Hotels