Estudo divulgado pela STR apontou os mercados (com exceção dos Estados Unidos) com maior pipeline global de desenvolvimento em 2019. Na América do Sul, o Brasil apresenta o número mais alto de inaugurações previsto. Sem surpresas, a região Ásia-Pacífico tem liderança folgada no indicador, com protagonismo absoluto da China.

No Brasil, de acordo com a STR, entrarão em operação 5,2 mil apartamentos, ou 15,1% do inventário previsto nas Américas (excluindo os Estados Unidos) este ano. A liderança é do México, com 9,9 mil quartos (27,1% do total), seguido pela República Dominicana, com 5,9 mil habitações (16,2%) – o Brasil é o terceiro no ranking regional. Outros países em destaque são Canadá (5,1 mil e 14,3%) e Colômbia (2,1 mil e 5,8%), que aparecem nas quarta e quinta posições, respectivamente.

STR: protagonismo chinês

A região Ásia-Pacífico (188,2 mil apartamentos) tem mais do que o dobro de quartos previstos em relação ao segundo colocado, a Europa (94,2 mil). O mercado chinês detém quase a metade (43,9%) de toda oferta asiática, com 82,5 mil acomodações, além de possuir sozinho mais do que todo pipeline do Oriente Médio e África (80,2 mil unidades habitacionais).  

Outro mercado em acelerada expansão é a Indonésia (16,6 mil apartamentos), ficando na terceira posição na Ásia-Pacífico. Não à toa, a Oyo Hotels vem investindo forte por lá, tendo objetivo de aplicar US$ 100 milhões no mercado local. No Oriente Médio, o protagonismo absoluto é dos Emirados Árabes Unidos (31,5 mil quartos). Em Dubai, por exemplo, acaba de abrir o W Hotels – The Palm

Já na Europa, a Alemanha (27,7 mil quartos, 29,4% do total) tem o maior pipeline da região, seguida pelo Reino Unido (22,8 mil/24,2%). Veja abaixo infográfico com as informações completas de cada região analisada pela STR.

STR - Infográfico pipeline

(*) Crédito da capa: sasint/Pixabay

(**) Crédito infográfico: Divulgação/STR