STR - Melbourne em novembroHotelaria de Melbourne teve concorrência de cruzeiros 

Diferentemente de Londres, Melbourne (Austrália) e Jidá (Arábia Saudita) tiveram resultados negativos em novembro, apontam dados da STR. No período, as duas cidades registraram queda nos três principais indicadores do setor. Tanto a cidade australiana, quanto a saudita, foram afetadas pela sobreoferta, informam analistas da consultoria americana.

Em Jidá, a oferta (quartos disponíveis) subiu, em novembro, 8,1% frente a igual período de 2017. O indicador superou novamente a demanda (room nights vendidos), que avançou 3,4% na mesma base de comparação. Analistas da STR observam ainda que os meses de inverno são tipicamente mais lentos na cidade. Muito disso tem relação com o retorno da comitiva do rei Salman, além de outras autoridades, para a capital Riade.

Diante desse cenário, novembro registrou queda de dois dígitos em dois indicadores da hotelaria da cidade saudita. Enquanto o RevPar recuou 14% (para 274,35 riyals) frente igual período de 2017, a diária média cedeu 10,1% (para 624,69 riyals). Por fim, a ocupação caiu 4,3%, para 43,9%, na mesma base de comparação. 

STR: Melbourne

A cidade australiana viveu, em novembro, fenômeno bem parecido. Nem mesmo a realização de eventos importantes no calendário local, como o Spring Racing Carnival, ajudou o setor. Como em meses anteriores, a oferta cresceu mais do que a demanda: 3,8% contra 0,7%. Para completar, cinco cruzeiros atracaram no porto local em função da Melbourne Cup. Apesar de gerarem bastante demanda turística, também aumentaram a competição no mercado. 

Com isso, a cidade australiana registrou queda de 3% na ocupação, fechando novembro com 86,6% dos quartos vendidos. Já a diária média e o RevPar cederam 0,4% (para AU$ 201,90) e 3,3% (para AU$ 174,92). A base de comparação é anual.

(*) Crédito da capa: omeng/Pixabay

(*) Crédito da foto: wimkantona/Pixabay