Hospitalidade e entretenimento são segmentos que andam de mãos dadas. Conforme o setor hoteleiro evolui, a necessidade de promover experiências se torna ainda mais latente para atingir bons resultados. Entendendo a sinergia entre os mercados, a Swan Hotéis e o Grupo Oceanic combinam o melhor dos dois mundos em uma nova parceria.

Enquanto a rede gaúcha soma com uma ampla expertise em hospitalidade, o grupo catarinense chega para complementar a parceria com sua experiência em atrativos turísticos. Com sede em Balneário Camboriú, o Grupo Oceanic é fundador e controlador do Consórcio Reserva Parques, que administra em São Paulo (SP) o Zoo São Paulo, o Jardim Botânico e o Simba Safari.

Em dezembro de 2019 foi aberto, em Balneário Camboriú, o Oceanic Aquarium, que foi seguido por mais quatro empreendimentos na cidade: Classic Car Show, Aventura Pirata, Aventura Jurássica e Space Adventure

No Rio Grande do Sul, a empresa atua, junto com a DCSet e 2Share, o Space Adventure, em Canela, a primeira exposição permanente da NASA na América Latina e vai inaugurar, em 2025, o Gramado Aquarium, entre outros projetos futuros.

O ponto de partida da parceria entre a Swan e o Grupo Oceanic começa em Canela, no Jangal das Araucárias Design Hotel by Swan, primeiro empreendimento de multipropriedade da rede gaúcha, inaugurado em 2022. A unidade será a pioneira do acordo entre as empresas, passando a ser administrado pela união de expertises das marcas.

Essa parceria promete não apenas fortalecer a posição das duas empresas no mercado nacional, mas também abrir novas oportunidades para o crescimento e desenvolvimento de produtos que combinam entretenimento e hospitalidade.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis, ressalta que a proposta do acordo é fomentar o turismo compartilhado no país. Segundo a executiva, o bom posicionamento do Jangal das Araucárias chamou a atenção do Grupo Oceanic. “Nossa oferta disruptiva e diferenciada no mercado de multipropriedade se destaca, pois não olhamos apenas para o imobiliário, mas também para a experiência”.

Gabriela Schwan

Gabriela adianta planos da parceria

Catalisador de vendas

Sob o comando da Proxy, braço de inteligência comercial da Oceanic Empreendimentos, desde que assumiram a gestão das vendas do Jangal das Araucárias, a propriedade foi comercializada para 1,2 mil famílias, com um faturamento de R$ 78,2 milhões de VGV (Valor Geral de Vendas).

“Existe uma certa dificuldade nesse mercado de venda compartilhada e na captação de clientes. Como a Swan não tinha um volume grande de salas de comercialização, terceirizamos o serviço para a Proxy. Em apenas quatro meses, eles venderam 96% das cotas. Sabemos que sempre existe um percentual de devolução, então surgiu essa parceria para fomentar a sinergia com os atrativos turísticos”, continua Gabriela.

A executiva pontua que, com o acordo, existe uma maior possibilidade de aumentar a base de fidelidade para o empreendimento. “Contamos com 18 experiências autênticas na região da Serra Gaúcha para nossos clientes, independente da prateleira de venda, que vai de encontro com a proposta da parceria com o Oceanic. Começamos esse namoro com a venda imobiliária e vamos continuar com a expertise de experiência do cliente”.

Os planos do Oceanic

O fundador e CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger, destaca que esta parceria com a Swan representa um marco importante para ambas as companhias, combinando a expertise reconhecida da rede com a capacidade de inovação e gestão do Oceanic. “Estamos confiantes de que esta colaboração resultará em experiências únicas e memoráveis para nossos clientes, elevando os padrões de qualidade e inovação no mercado de hospitalidade e entretenimento no Brasil.”

A expectativa do Grupo para 2024 é de alcançar 4,5 milhões de turistas em seus atrativos. Danilo Samezima, CEO do segmento Imobiliário do Oceanic, enfatiza o potencial da aliança para reforçar a entrada da empresa no setor de hospitalidade com a criação da Oceanic Hotéis e Resorts.

“Escolhemos estrategicamente o Jangal das Araucárias e a Swan por sua excelência comprovada no setor. O Grupo Oceanic já é reconhecido pela qualidade, encantamento e fidelização de clientes nos atrativos turísticos. O nascimento da marca Oceanic Hotéis e Resorts vinculado a este excelente ativo, reforça a partir de agora também a entrada na hospitalidade e o compromisso junto aos clientes na entrega de experiências de alto nível.”

Samezima afirma que fazia sentido dar os primeiros passos no segmento como um comercializador de multipropriedade, ofertando a inteligência de vendas da empresa. “Começamos como um prestador de serviços e, dentro de quatro meses, nos tornamos também sócios do Jangal para alinhar a sinergia dos atrativos do grupo. Queremos cada vez mais emergir o cliente na hospitalidade e no entretenimento, pois poucos players fazem isso”.

E, ao que tudo indica, a parceria não deve se limitar ao Jangal. Tanto Samezima quanto Gabriela adiantam que as empresas têm planos para desenvolver novos projetos em outros destinos. “Estudamos possibilidades de hospitalidade urbana e estamos abertos ao mercado para avaliar propostas”, revela a CEO da Swan.

“Nossa parceria nasceu com o Jangal, mas está indo tão bem que vamos olhar para outras possibilidades no Brasil. Somos complementares com gestão de carteira, relacionamento com o cliente e experiência, que não tenho dúvidas que estaremos prontos”, destaca Samezima.

O Grupo Oceanic ainda tem um caminho próprio com a Oceanic Hotéis e Resorts. O braço de hospitalidade da empresa planeja desenvolver seis hotéis nos próximos seis anos, com foco no Sul do país. “Os projetos são 100% de capital próprio e já temos alguns terrenos comprados. Um deles, em Penha (SC), já está em fase de lançamento e contará com 100 UHs”, revela o CEO.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Swan Hotéis