Tambourine (EUA) lista as principais práticas de Marketing na hotelaria para 2016
16 de dezembro de 2016O Marketing pode parecer um poço sem fundo de possibilidades para qualquer empreendedor. Investir em apenas alguns canais já não é mais uma opção. Na hotelaria, por exemplo, existem infinitas maneiras de alcançar clientes em potencial e impulsionar as reservas diretas. Aliás são tantas as formas de fazê-lo que em muitos casos, empreendedores não sabem nem por onde começar.
Pensando nisso, a empresa norte-americana Tambourine criou uma lista de estratégias que podem auxiliar as equipes de Marketing na elaboração de estratégias para o sucesso dos empreendimentos. No entanto, vale ressaltar que não existe uma receita mágica para cada propriedade e mercado, e sim táticas consistentes e eficazes no aumento da receita, na expansão do alcance e no aumento de reservas diretas.
1 – Elaboração de uma história única e autêntica
Pessoas são atraídas pela emoção, histórias e narrativas envolvendo fatos, números e curiosidades. Antes de contar a sua própria história, determine o que faz do seu hotel original no conjunto completo, ou seja, em todos os setores. Em seguida, conte a sua história sem esquecer de ilustrá-la com imagens relevantes em todos os seus canais de Marketing.
2 – Utilização de conteúdos gerados pelos próprios clientes
É uma das verdades universais do comércio: consumidores sempre confiam na opinião de familiares e amigos. Hoteleiros antenados utilizam o poder do "boca a boca" para alavancar as suas vendas. Encorajar os hóspedes a postarem vídeos e fotos nas redes sociais durante a estadia funciona como uma extensão potente da sua estratégia de Marketing. Tais conteúdos são considerados mais autênticos, mais confiáveis e mais criativos do que qualquer outra fonte de pesquisa.
3 – Posicionamento do hotel como epicentro do destino
Os viajantes de hoje estão cada vez mais atraídos pelas experiências que podem encontrar além das portas do seu empreendimento. Querem experimentar o destino e anseiam por um lugar na primeira fila para descobertas únicas e imersivas, diferentes de tudo o que eles já estão habituados. O hoteleiro deve usar isso em seu benefício, divulgando a sua propriedade como epicentro do destino. O gestor deve incentivar toda a equipe (e não somente o concièrge) no conhecimento de toda a região, para que o hóspede se sinta no centro da experiência no destino.
4 – Investimentos no mobile
Hóspedes contam com smartphones para todas as fases de planejamento de suas férias, desde a pesquisa, reserva e compartilhamento de experiências após a estadia. Até 21% das reservas de hotéis atualmente são feitas por meio de dispositivos móveis. Por essa razão, os hotéis devem investir constantemente em motores de reserva compatíveis com celulares, com o intuito de proporcionar a melhor experiência móvel ao mesmo tempo em que incentiva as reservas diretas e o compartilhamento via redes sociais. Além disso, com a estratégia certa para o mobile, é possível alcançar mais clientes por meio de campanhas, promoções e ofertas de último minuto. Não podemos esquecer que o viajante moderno está cada vez mais habituado com o check-in e check-out digital e com a comunicação com colaboradores do hotel via mensagem de texto. Investir no mobile é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
5 – Metasearch como diferencial
O valor do metasearch para os hóspedes é inegável: consumidores de viagens recebem todos os detalhes de que precisam desde informações sobre reservas, amenidades, reviews de hóspedes anteriores, informações do hotel, localização, preços e disponibilidade em tempo real. Nesse sentido, o hoteleiro deve investir no metasearch como importante aliado no aumento de reservas diretas via site próprio.
6 – Publicidade no Facebook
Há muitas razões pelas quais o Facebook é um dos melhores canais de publicidade, mas a que mais se destaca é a de que são extremamente eficientes no atingimento do público-alvo. Nenhum outro canal social possui a influência que o Facebook tem sobre seus usuários e a forma inteligente como filtram perfis por meio de informações básicas como idade, sexo, localização, interesses, comportamento e pessoas relacionadas. Além disso, pesa o fato de que o Facebook ainda é o "rei" dos canais de mídia social, com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, ou seja, um vasto campo de clientes em potencial.
7 – Ouvir os hóspedes
Os hóspedes são a janela para o sucesso do empreendimento no futuro. O acompanhamento e resposta de reviews ou o simples bate-papo no lobby além de potencializar a característica humana do relacionamento entre o hotel e o hóspede, certamente trará resultados positivos para o empreendimento. Promover o diálogo a fim de saber mais sobre as impressões dos hóspedes durante a estadia só pode trazer bons resultados e ajuda a melhorar pontos que estejam passando despercebidos pela equipe e pela gestão.
8 – Reconhecimento da equipe
O sucesso cavalga sobre as habilidades e energia da equipe. Reconhecer a excelência e os êxitos alcançados é de extrema importância para o sucesso do empreendimento. Aumenta a moral e o desempenho no trabalho. Portanto, o gestor não deve economizar em aplausos merecidos.
A lista completa pode ser conferida no endereço tambourine.com. A Tambourine é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias e estratégias para o aumento da receita de hotéis e destinos em todo o mundo. A empresa, que completou 30 anos em 2016, possui escritórios em Nova York e Fort Lauderdale (Estados Unidos).
Serviço
tambourine.com
* Crédito da foto de capa: Pixabay/geralt