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Tambourine (EUA) lista as principais práticas de Marketing na hotelaria para 2016

Por Redação 16 de dezembro de 2016

O Marketing pode parecer um poço sem fundo de possibilidades para qualquer empreendedor. Investir em apenas alguns canais já não é mais uma opção. Na hotelaria, por exemplo, existem infinitas maneiras de alcançar clientes em potencial e impulsionar as reservas diretas. Aliás são tantas as formas de fazê-lo que em muitos casos, empreendedores não sabem nem por onde começar.

Pensando nisso, a empresa norte-americana Tambourine criou uma lista de estratégias que podem auxiliar as equipes de Marketing na elaboração de estratégias para o sucesso dos empreendimentos. No entanto, vale ressaltar que não existe uma receita mágica para cada propriedade e mercado, e sim táticas consistentes e eficazes no aumento da receita, na expansão do alcance e no aumento de reservas diretas.

1 – Elaboração de uma história única e autêntica
Pessoas são atraídas pela emoção, histórias e narrativas envolvendo fatos, números e curiosidades. Antes de contar a sua própria história, determine o que faz do seu hotel original no conjunto completo, ou seja, em todos os setores. Em seguida, conte a sua história sem esquecer de ilustrá-la com imagens relevantes em todos os seus canais de Marketing.

2 – Utilização de conteúdos gerados pelos próprios clientes
É uma das verdades universais do comércio: consumidores sempre confiam na opinião de familiares e amigos. Hoteleiros antenados utilizam o poder do "boca a boca" para alavancar as suas vendas. Encorajar os hóspedes a postarem vídeos e fotos nas redes sociais durante a estadia funciona como uma extensão potente da sua estratégia de Marketing. Tais conteúdos são considerados mais autênticos, mais confiáveis e mais criativos do que qualquer outra fonte de pesquisa.

3 – Posicionamento do hotel como epicentro do destino
Os viajantes de hoje estão cada vez mais atraídos pelas experiências que podem encontrar além das portas do seu empreendimento. Querem experimentar o destino e anseiam por um lugar na primeira fila para descobertas únicas e imersivas, diferentes de tudo o que eles já estão habituados. O hoteleiro deve usar isso em seu benefício, divulgando a sua propriedade como epicentro do destino. O gestor deve incentivar toda a equipe (e não somente o concièrge) no conhecimento de toda a região, para que o hóspede se sinta no centro da experiência no destino.

4 – Investimentos no mobile
Hóspedes contam com smartphones para todas as fases de planejamento de suas férias, desde a pesquisa, reserva e compartilhamento de experiências após a estadia. Até 21% das reservas de hotéis atualmente são feitas por meio de dispositivos móveis. Por essa razão, os hotéis devem investir constantemente em motores de reserva compatíveis com celulares, com o intuito de proporcionar a melhor experiência móvel ao mesmo tempo em que incentiva as reservas diretas e o compartilhamento via redes sociais. Além disso, com a estratégia certa para o mobile, é possível alcançar mais clientes por meio de campanhas, promoções e ofertas de último minuto. Não podemos esquecer que o viajante moderno está cada vez mais habituado com o check-in e check-out digital e com a comunicação com colaboradores do hotel via mensagem de texto. Investir no mobile é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

5 – Metasearch como diferencial
O valor do metasearch para os hóspedes é inegável: consumidores de viagens recebem todos os detalhes de que precisam desde informações sobre reservas, amenidades, reviews de hóspedes anteriores, informações do hotel, localização, preços e disponibilidade em tempo real. Nesse sentido, o  hoteleiro deve investir no metasearch como importante aliado no aumento de reservas diretas via site próprio.

6 – Publicidade no Facebook
Há muitas razões pelas quais o Facebook é um dos melhores canais de publicidade, mas a que mais se destaca é a de que são extremamente eficientes no atingimento do público-alvo. Nenhum outro canal social possui a influência que o Facebook tem sobre seus usuários e a forma inteligente como filtram perfis por meio de informações básicas como idade, sexo, localização, interesses, comportamento e pessoas relacionadas. Além disso, pesa o fato de que o Facebook ainda é o "rei" dos canais de mídia social, com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, ou seja, um vasto campo de clientes em potencial.

7 – Ouvir os hóspedes
Os hóspedes são a janela para o sucesso do empreendimento no futuro. O acompanhamento e resposta de reviews ou o simples bate-papo no lobby além de potencializar a característica humana do relacionamento entre o hotel e o hóspede, certamente trará resultados positivos para o empreendimento. Promover o diálogo a fim de saber mais sobre as impressões dos hóspedes durante a estadia só pode trazer bons resultados e ajuda a melhorar pontos que estejam passando despercebidos pela equipe e pela gestão.

8 – Reconhecimento da equipe
O sucesso cavalga sobre as habilidades e energia da equipe. Reconhecer a excelência e os êxitos alcançados é de extrema importância para o sucesso do empreendimento. Aumenta a moral e o desempenho no trabalho. Portanto, o gestor não deve economizar em aplausos merecidos.

A lista completa pode ser conferida no endereço tambourine.com. A Tambourine é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias e estratégias para o aumento da receita de hotéis e destinos em todo o mundo. A empresa, que completou 30 anos em 2016, possui escritórios em Nova York e Fort Lauderdale (Estados Unidos).

Serviço
tambourine.com

* Crédito da foto de capa: Pixabay/geralt