Teresópolis - festival de cinemaA cidade recebeu muitos festivais de cinema no passado

Reconhecida na década de 1960 por abrigar concorridos festivais de cinema, Teresópolis (RJ) renovou sua vocação cinematográfica nos últimos anos. De 23 e 26 maio, a cidade – distante 95 quilômetros do Rio de Janeiro – sedia o Brazil International Film Festival. Até 15 de abril, a mostra competitiva recebe inscrições dos documentários, curtas e longas-metragens. Até agora, mais de 1 mil filmes se cadastraram, aumento de 70% em relação a 2017.

Entre os trabalhos já inscritos, destaque para Buckout Road, produção canadense estrelada por Danny Glover, conhecido por seus papéis na série Máquina Mortífera. Quem também atua na produção é Henry Czerny, que atuou também em Missão Impossível e na série Revenge. Outro filme selecionado é Hippopotamus, produção inglesa que tem Ingvild Deila como protagonista. A atriz norueguesa ficou famosa por participações em Star Wars e Vingadores. A brasileira Mel Lisboa também concorre por The Heritage, produção brasileira.

Festival de cinema

O Brazil International Film Festival é organizado pela Zé’s Produções, Mox Music Produções Artísticas e a portuguesa Rosa dos Ventos. Para José Claudio Silva, diretor do festival, o evento resgata a vocação cultural da cidade e movimenta a economia, sobretudo o turismo. “Em 2018 realizaremos a 3ª edição na cidade. E o que temos visto é um crescimento exponencial de participantes. Teresópolis também a cada ano vem abraçando ainda mais o festival, e isso é crucial para o sucesso do evento”, diz.

As sessões com os selecionados ocorrem durante a última semana de maio em vários pontos de Teresópolis. Os ingressos são gratuitos, mediante retirada prévia. A noite de premiação será no dia 26 de maio, no Espaço Cultural Higino, que também já abrigou outras premiações cinematográficas no passado.

(*) Crédito da foto: Bert Kohlgraf/Ferias.tur.br