Varalli e Daudet: meta é consolidar Grupos e Eventos

Tiago Varalli foi apresentado oficialmente como novo diretor Comercial de Grupos e Eventos do Club Med para o Brasil. O anúncio havia sido antecipado por Janyck Daudet, diretor presidente da América Latina do Club Med, em julho passado. A oficialização para a imprensa aconteceu no último sábado (18), no village Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP). 

Há nove anos no grupo francês, Varalli retorna ao país após ter passado um período de quatro anos na Argentina. Por lá, ele atuou com gerente geral para os países hispânicos e fez crescer as vendas em mais de 20%. Antes disso, de 2009 a 2013, comandou a área de Marketing e Vendas do Club Med no Brasil. 

Tiago Varalli: nova frente no Club Med

Segundo o executivo, a volta para casa o faz muito feliz. “Retornei fazem 15 dias. Tenho agora como desafio comandar esta nova estrutura comercial, que vem com um objetivo bastante importante. Com o crescimento do nosso parque hoteleiro, dos nossos villages, no Brasil, com o Lake Paradise, a parte de grupos corporativos representa já 30% do nosso negócio na América do Sul, disse Varalli.

O executivo ressaltou a importância do índice, já que no mundo o segmento representa apenas 10%. “O Brasil é um exemplo de como trabalhamos com os grupos e como é o mercado corporativo. A ideia é exportar essa expertise para as outras unidades do Club Med em outros destinos”, adiantou.

Varalli disse que o objetivo do Club Med no Brasil é ser referência no segmento de eventos para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde estão as duas principais unidades para esse público. “O segundo objetivo dessa nova estrutura junto com a equipe comercial e de operações é entregar um produto Club Med para eventos”, explicou.

De acordo com Varalli, essa nova estrutura está baseada em três pilares. “Quando falamos em grupos, o termo é bem amplo, por isso que dividimos em três. Temos os segmentos MICE, que representa 65% do nosso negócio; o de Grupos de Lazer, que é o mix de grupos familiares, eventos esportivos, musicais, viagens de escolas, representando 25%. O terceiro é o de Grupos Sociais, que envolve casamentos e festas”, esclareceu.

Varalli, Natália del Bianco, gerente de Grupos e Incentivos, Patricia Souza, gerente comercial, Daudet, e Daniel Oliveira, chef do village Lake Paradise, durante a coletiva

Grupos e Eventos do ClubMed

Fortalecendo o segmentos de Grupos e Eventos, o Club Med lança no mês que vem uma campanha mundial promovendo a venda para o segmento corporativo. “O Club Med é hoje no mundo um dos poucos grupos hoteleiros que pode mesclar o trabalho com o entretenimento, por isso criamos o termo worktertainment, a mistura das palavras work com entertainment”, disse. 

Os segmentos de grupos e eventos nunca foram vistos como prioritários para o Club Med, rede que tem 68 anos de atuação e conta atualmente com 77 villages em 60 países. “Nosso foco sempre foi o segmento de lazer, porém, aqui no Brasil, o segmento de eventos despontou primeiro em nossa unidade de Rio das Pedras e, agora, com mais força, aqui no Club Med Paradise”, disse Daudet. "Hoje o Brasil é o laboratório para nossa expansão desse segmento na China", revelou.

Reestruturação na equipe

Para atingir os objetivos do departamento de Grupos e Eventos, houve uma reestruturação na equipe comercial. "A equipe já está montada e somos em 40 profissionais só para o corparativo. Basicamente estamos fisicamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde estamos em novo endereço na avenida Brigadeiro Faria Lima, pois a antiga casa que tínhamos na avenida Brasil ficou pequena. A Patricia Souza passa a ser nossa gerente comercial e a Natália del Bianco assume a gerência da Central para Grupos e Eventos. Ambas estão conosco há bastante tempo", disse Varalli.

Após a coletiva, o Club Med ofereceu um coquetel para agentes de viagens e imprensa especializada. O encontro aconteceu no novo restaurante gourmet, inaugurado em abril deste ano. O local tem capacidade para 725 pessoas e tem como diferencial o salão onde podem acontecer apresentações e uma área reservada, separada por cortinas, que quando abertas revelam as mesas e parte das estações de atendimento.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News