Viajando de volta ao Centro-Oeste do país, o Hotelier News esta semana faz a cobertura da retomada em Tocantins. Em lenta caminhada, a hotelaria de Palmas ainda vê o corporativo com dificuldades, assim como outras capitais da região. Em destinos de lazer, caso do Jalapão, o cenário é diferente, com a recuperação já iniciada de carona no turismo rodoviário.

Segundo Marcos Armino Koche, presidente da ABIH-TO e sócio do HOTEL 10 Palmas, o movimento recomeçou em agosto. Ainda assim, foi uma retomada tímida… “Com 7% de ocupação, quando o faturamento sequer pagava os salários dos colaboradores. Em outubro, já conseguimos alcançar 25%. Apesar de ser muito baixa, representa muito para o início de nossa retomada”, pontua.

A hotelaria local ainda assistiu à redução geral da diária média, com os hotéis em busca de caixa imediato. “O que reduziu as diárias existentes em 2019 em 15%”, explica Koche. “Acreditamos que, com a melhora dos índices de ocupação, as tarifas também voltem ao patamar do ano passado, melhorando assim a atividade hoteleira”, acrescenta.

Sobre o público, o presidente explica que boa parte dos turistas neste momento é corporativa, mesmo com empresas e órgãos públicos ainda com restrições no atendimento. E outra dificuldade tem sido o retorno da malha área. “Palmas e o Tocantins são distantes de polos emissores que identificamos nas demais regiões do Brasil. Com exceção do turismo interno, poucos hóspedes chegavam sem utilizar a malha aérea existente, que inclusive carecia de maiores opções”, comenta.

Com a pandemia e a redução da malha aérea, houve um reflexo imediato na ocupação, levando a maioria dos hotéis a fechar por 60 a 90 dias. “A relação malha aérea versus taxa de ocupação no Tocantins é direta. Sua alteração tem reflexos imediatos”, destaca Koche.

Fez parte desse movimento o Ibis Palmas Avenida JK, que fechou por exatos 97 dias. Para reabertura, o empreendimento organizou um trabalho em conjunto com a HotelCare, com orientações e suporte da Accor para a reabertura segura.

“Reabrimos em 1º de julho preparados para receber a todos. A única modificação era o café da manhã, mais restrito e servido na bandeja. De resto, aplicamos procedimentos de segurança, como bloqueio de apartamentos por 48h antes da utilização de outros hóspedes”, divide Tiago Almeida, gerente geral do hotel.

Tocantins e a virada de chave no Jalapão

Como citado anteriormente por Koche, outubro foi um mês marcado por aumento significativo nas ocupações. Parte dessa melhora se deve à reabertura de um dos pontos turísticos de maior destaque no estado: o Jalapão. “Nos feriados nacionais, a região se transforma”, comenta Koche.

Enquanto a capital esvazia, tendo em vista que a maioria da população viaja para seu local de origem, o Jalapão atrai uma grande quantidade de turistas. “As informações que temos é que hotéis e pousadas do Jalapão estão com agendas cheias com 60 a 90 dias de antecedência”, comenta o presidente da ABIH-TO.

Ainda falando do público, a capital costumava receber pessoas que buscavam o Jalapão, para buscar serviços médicos, participar de eventos, de reuniões e outros assuntos corporativos. “Atualmente, grande parte do que citamos está sem atividade, ou com reduzida movimentação, o que reflete proporcionalmente nas taxas de ocupação. Nosso público basicamente continua o mesmo, porém com reduzida movimentação”, analisa Koche.

Para atrair hóspedes em um momento tão ímpar, o Ibis Palmas tem feito um trabalho intenso nas mídias sociais. Outra aposta são investimentos diretos em alguns canais de comunicação e ferramentas. “Temos também um comercial que passou a realizar inbound sales de forma consistente, pesquisando futuros negócios e oportunidades internamente. O contato pessoal de primeiros visitantes que se tornam repeat guests tem-se demonstrado fundamental! O corpo a corpo tem sido feito de forma intensa por mim e toda a equipe”, diz Almeida.

Pensando na ocupação, inclusive, o hotel projeta expansão para novembro. “Cerca de 15% superior ao mês de outubro. Apostamos também em um mês de dezembro bem forte, dentro da realidade atual, por conta do lazer! Agências receptivo local informam que as vendas para dezembro e janeiro estão a todo o vapor”, acrescenta Almeida.

Para ajudar nesse momento, a ABIH-TO está em constante diálogo com as autoridades locais visando acelerar a retomada. “Não temos obtido êxito, entretanto, em nossas investidas, visto que os protocolos adotados pelas autoridades locais não são claramente apresentados”, finaliza Koche.

(*) Crédito da capa: Emerson Silva/Governo do Tocantins

(**) Crédito das fotos: Divulgação