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Os hóspedes de hotéis hoje não estão apenas à procura de um lugar para descansar. Eles querem que a estada eleve a experiência de viagem e esperam poder personalizar cada etapa da hospedagem para atender às suas preferências e necessidades individuais.

À medida que as expectativas dos viajantes mudaram, o conceito de receita auxiliar para hotéis também evoluiu. O que antes era, principalmente, transacional, visando vender serviços simples e padronizados, como Wi-Fi e estacionamento, evoluiu para uma estratégia mais holística e centrada no hóspede, que utiliza a tecnologia para maximizar sua satisfação e a receita dos hotéis.

Os empreendimentos mais bem-sucedidos do mundo estão usando análises avançadas para entender as preferências dos hóspedes, personalizar ofertas para cada indivíduo e engajar os clientes no momento ideal por meio de seu canal preferido (por exemplo, e-mail, SMS, WhatsApp). Os hotéis também podem usar dados para customizar a riqueza das ofertas com base nos perfis de público, ajudando a manter suas margens.

Por exemplo, com base em dados recentes da Plusgrade, os membros de programas de fidelidade de hotéis que estão próximos ao limite para resgatar uma recompensa são menos propensos a exigir um desconto significativo para completar a compra de milhas ou pontos. Percepções como essas podem ajudar os hoteleiros a maximizar os lucros, reservando descontos mais profundos para os hóspedes que precisam de um incentivo extra para converter.

O resultado para os viajantes é uma experiência muito melhor, que parece personalizada às suas preferências e necessidades únicas. Para os hotéis, por sua vez, é uma forma de transformar cada interação com o hóspede em uma oportunidade de engajamento e crescimento da receita.

Centralização no hóspede na era digital

Com o surgimento de novas tecnologias, as empresas hoteleiras têm mais maneiras do que nunca de aprimorar a experiência do hóspede enquanto aumentam a receita. Oferecer serviços suplementares personalizados, proporcionar flexibilidade com pontos de fidelidade e aproveitar os upgrades são formas eficazes de promover a lealdade e os negócios recorrentes.

O mesmo vale para dar aos hóspedes a oportunidade de fazer ofertas em upgrades, incluindo a opção de pagar com pontos de fidelidade, fazer lances para experiências ou confortos adicionais que talvez não tenham considerado originalmente a um preço que estejam dispostos a pagar.

Desde 2009, a Plusgrade oferece soluções de receita auxiliar, fazendo parcerias com as empresas de hospitalidade, aviação, ferrovias e cruzeiros do mundo para maximizar suas fontes de receita. Além de oferecer uma gama de produtos acessórios para ajudar os hotéis na personalização a experiência dos hóspedes, a plataforma é fácil de integrar e respaldada por análises de dados.

A funcionalidade Pay with Points da Plusgrade atende especificamente aos membros de programas de fidelidade. Isso é especialmente importante em uma época em que dois terços dos clientes fiéis preferem usar pontos para pagar por comodidades relacionadas ao conforto, como upgrades de quarto, de acordo com os dados da empresa.

Automação com um toque pessoal

Na era digital atual, soluções tecnológicas como a da Plusgrade permitem que os hotéis otimizem as operações, automatizem tarefas rotineiras e capacitem que a equipe se concentre em atividades centradas no hóspede. Isso é especialmente importante quando se considera que, segundo os dados da plataforma, 49% dos clientes do setor hoteleiro preferem falar com a recepção para saber sobre upgrades e ofertas especiais.

Com a ferramenta automatizada de Front Office da Plusgrade, a equipe do hotel não precisa mais verificar manualmente a disponibilidade de quartos ou atualizar separadamente os sistemas de reservas quando os hóspedes solicitam um upgrade ou outro serviço acessório.

A Plusgrade capacita a equipe para vender de forma mais eficaz, mostrando ofertas relevantes e personalizadas, enquanto os libera das tarefas operacionais, permitindo mais tempo para atividades de alto valor, como construir interações significativas com os hóspedes.

A automação também facilita para os hotéis enviarem a oferta certa para o hóspede certo, no momento certo. Em colaboração com um parceiro de hospitalidade, a Plusgrade descobriu recentemente que enviar um WhatsApp personalizado com uma oferta de upgrade gerou um aumento de 56% na taxa de cliques.

Da mesma forma, um parceiro aéreo viu um aumento de 2,5 vezes no número de ofertas de upgrade submetidas ao mover a oferta para uma posição mais destacada em uma página de destino. Exemplos como esses mostram como pequenas, mas intencionais mudanças na comunicação com os hóspedes — apoiadas por soluções baseadas em dados como a Plusgrade — podem gerar grandes impactos na receita.

Entregando valor com personalização

Ofertas personalizadas são uma vitória para hotéis e hóspedes. Usando soluções como a Plusgrade para enviar propostas adaptadas às preferências e necessidades individuais dos clientes, os hotéis podem oferecer uma experiência mais satisfatória enquanto constroem lealdade e maximizam a receita acessória.

Para saber mais sobre como usar dados para personalizar a experiência do hóspede e desbloquear novas fontes de receita, visite o site agende uma demonstração.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Plusgrade