Depois de São Paulo, o TOTVS Day desembarcou em Belo Horizonte, hoje (5) pela manhã, para mais um evento de conteúdo estratégico para os hoteleiros. Voltando à capital mineira praticamente um ano depois “da última visita”, o evento foi realizado na sede da gigante de tecnologia, localizado no bairro Estoril, reunindo cerca de 60 pessoas.

Desafios e perspectivas para 2025, estratégia de distribuição, marketing digital e IA (Inteligência Artificial), além das últimas novidades sobre as soluções tecnológicas da TOTVS marcaram a grade de programação de conteúdo do evento. A se registrar a boa interação entre os palestrantes e o público presente, que fez comentários e tirou dúvidas sobre os temas abordados.

Editor-chefe do Hotelier News, Vinicius Medeiros abriu os trabalhos apresentando os resultados da pesquisa Orçamentos Hoteleiros 2025, apresentada por Pedro Cypriano durante o Hotel Trends Orçamentos esta semana, em São Paulo. Além de mostrar os principais dados do estudo, que é uma parceria do Hotelier News com a Noctua Advisory, Medeiros também levou aos hoteleiros presentes alguns insights relevantes para o ano que vem.

“No geral, a não ser que algum desastre econômico inesperado ocorra, 2025 tende a ser muito parecido com este ano. Ou seja, a hotelaria terá margens de crescimento de ocupação, diária média e receita mais baixas do que em 2022 e 2023. Importante notar que isso não significa um problema. A demanda seguirá alta”, observou o editor-chefe do Hotelier News.

“Neste cenário, e diante do fim do Perse provavelmente ainda no primeiro trimestre, os hoteleiros terão que ser resilientes para não cair na tentação de baixar os preços, além de buscarem ser eficientes na operação”, completou.


TOTVS Day: insights para os hoteleiros

  • Tarifas: diárias médias continuarão sendo os principais impulsionadores do RevPar no ano que vem.
  • Reformas: sem crescimento orgânico de demanda, o retrofit é uma alternativa interessante para reposicionar o hotel e o tarifário. Há propriedades que conseguem incremento de 20% nos preços após a reforma.
  • Receitas auxiliares: residem aqui boas oportunidades para os hotéis incrementarem o faturamento total, sem ficar 100% dependente da receita de hospedagem.
  • Tecnologia e inovação: será vital para deixar a operação redonda e eficiente. RM (Revenue Management) será uma ferramenta obrigatória.

“Estudo da McKinsey aponta que, entre mais de 20 indústria analisadas, a hotelaria está entre as que menos investe em tecnologia e inovação. Está apenas à frente dos setores de construção e de caça”, destacou Medeiros. “É preciso alterar essa realidade para que o nosso mercado tenha crescimento sustentável, seja capaz de remunerar melhor os investidores. E, na minha visão, parte disso requer uma mudança de mentalidade do hoteleiro, que ainda enxerga o investimento em tecnologia como custo”, continuou.

Distribuição

Na sequência, Vagner Sardinha fez uma apresentação focada em distribuição e na relação entre hotéis e intermediários. Sempre utilizando analogias e instigando o público com perguntas sobre esse importante departamento do negócio hoteleiro, o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios do Samba Group disse que, no fim da linha, tudo passa por ter uma estratégia bem amarrada.

“O que importa ao entrar em um jogo? O mais relevante é saber as regras, e a meta principal da hotelaria é obter lucro. E, no nosso mercado, parte vital do incremento de margens passa pela estratégia de distribuição”, ensinou Sardinha, acrescentando que o setor tem características bem específicas que tornam “esse jogo” muito complexo.

“Atuamos em um mercado multisegmentado, de baixa padronização, elevada concorrência e com um produto altamente perecível. Além disso, nossa indústria é muito intermediada. Neste contexto, baixar preço não é uma boa estratégia”, disse o executivo. “Agora, há outros pontos relevantes a se levar em consideração. Por exemplo: você sabe exatamente a segmentação de clientes do seu hotel? Se você não conhece o público, não é possível montar uma estratégia de precificação eficiente”, completou.

Sardinha, que é articulista do Hotelier News, ainda fez um questionamento importante ao público: afinal, quem é o dono do seu hotel? “É certo que os intermediários dão um alcance aos hotéis que, somente com muito tempo e trabalho, é possível chegar, mas deixar todos os ovos na mesma cesta é uma estratégia arriscada”, recomendou. “Intermediários como as OTAs não são heróis nem vilões. São parceiros, mas você precisa assumir o controle da sua distribuição”, concluiu.

Transformação Digital

Para fechar a programação, Thais Abreu e Beto Sobrinho falaram sobre a quão estratégico é para a hotelaria apostar na inovação para garantir melhores resultados. Eles também atualizaram os presentes sobre os últimos lançamentos da gigante de tecnologia brasileira. “A hotelaria mudou muito. O marketing hoteleiro se transformou. Hoje, por exemplo, avaliações dos consultores e a presença e a reputação online contam muito, assim como a personalização do atendimento”, destaca a gerente de Soluções e Negócios da TOTVS.

Diante disso, como os hotéis estão se posicionando nesse novo contexto? Thais destacou que, em alguns segmentos como o Econômico, há pouca diferenciação entre os hotéis e, neste contexto, as propriedades acabam competindo por preço, o que reduz a percepção de valor do consumidor. “Há muitas maneiras de mudar esse jogo, e a tecnologia é uma aliada”, comentou.

“Em qualquer negócio, atrair clientes novos é muito mais caro do trabalhar a base que já conhece a marca. Ou seja, conseguir a fidelidade do consumidor é um caminho seguro de crescimento, além de mais barato. Agora, é muito importante tratar os dados para melhor se relacionar com a clientela. É fundamental ter consistência nessas informações. Isso ajuda muito na tomada de decisões”, ponderou Thais.

Já Beto Sobrinho, Solution and Business Manager da TOTVS, focou na necessidade do mercado hoteleiro buscar uma modernização da gestão. “O público mudou muito, com as gerações mais novas tendo comportamentos muito distintos do passado. Neste contexto, não dá para continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”, observou. “Hoje, é preciso otimizar a jornada dos clientes, investir para propiciar melhores experiências ao consumidor”, complementou.

TOTVS Day - Interna

Sobrinho falou sobre nova solução da TOTVS durante o evento

O executivo também passou ao público detalhes da nova solução centralizada de distribuição da TOTVS, que otimiza a gestão de canais dos hotéis, que será lançada oficialmente na Equipotel (faça sua inscrição aqui).

“É uma solução com dashboard user friendly, totalmente SaaS (Software as a Service), responsivo e com integrações com mais de 600 plataformas e empresas. Neste contexto tecnológico de grande fragmentação na hotelaria, esse lançamento facilitará muito a gestão da distribuição dos hotéis”, avalia.

Outra novidade são os totens voltados para check-in e para a área de A&B (Alimentos & Bebidas), que também serão apresentados ao mercado na Equipotel, que será realizada de 17 a 20 de setembro, no Expocenter Norte, em São Paulo. “Podemos tanto vender, quanto alugar, o totem. É mais agilidade e tecnologia para o seu A&B e para o atendimento do cliente”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News