No contexto atual da hotelaria global, marcado pelo fim da euforia pós-pandemia e estabilização na demanda, o ganho de margem é a principal missão de redes e de hotéis independentes mundo afora. E, sem dúvidas, a área de Distribuição é um mar aberto nesse sentido para o setor. Para debater oportunidades na área e mostrar como a tecnologia pode apoiar a hotelaria, a TOTVS organizou um evento ontem (20) à noite, em São Paulo.

Organizado em parceria com a B2B Reservas e Letsbook, o encontro foi realizado na sede da gigante de tecnologia brasileira, na Zona Norte da capital paulista. Cerca de 50 profissionais estiveram no evento, que teve palestras de Ricardo Souza (Lighthouse); Beto Sobrinho (TOTVS); Leonardo Rispoli (B2B Reservas); e Ana Carolina Fusquine (Letsbook).

Souza abriu os trabalhos mostrando uma série de dados sobre algumas praças no Brasil, muito embora a apresentação tenha focado em São Paulo. No contexto geral, e na análise das tarifas públicas, a maioria dos mercados registra preços em linha ou ligeiramente acima na comparação anual. Destaques para Brasília e Curitiba, que vêm tendo alta de dois dígitos nas diárias este ano.

São Paulo, especificamente, não teve alta de dois dígitos na maior parte dos meses de 2024. Em função da base de comparação muito elevada, março, setembro e novembro, registram queda nessa base comparativa. “Foram meses em que, no ano passado, houve grandes shows internacionais que fizeram a demanda e as diárias explodirem. Ou seja, são recuos esperados e que não preocupam. Surpresa positiva tem sido agosto, com alta de 10%”, disse Souza.

Corporativo e vendas diretas

Uma das boas notícias deste ano, que já vive um momento de estabilização de demanda e de preços, é a força do corporativo. Em sua apresentação, Rispoli destacou que a B2B Reservas estima crescimento de 40% no volume de reservas que passam pela plataforma da empresa, totalizando 7 milhões de room nights. “Para 2025, nossa expectativa é bater 10 milhões de reservas”, comentou.

Outro alerta passado por Rispoli se refere ao avanço das tarifas flexíveis no segmento corporativo. De acordo com dados da B2B Reservas, esse modelo tarifário já representa 65% das reservas da plataforma em 2024. “Outra boa notícia é que a diferença de preço entre as negociadas e as flexíveis caiu de 9% para 3% ao longo deste ano. Com certeza, há espaço para mais avanço aqui”, ressaltou.

Ana Carolina, por sua vez, reforçou a importância de uma estratégia bem planejada e executada para os canais diretos de venda. “Existe alguma dúvida de que a tarifa mais rentável é a direta? Baseamos nosso modelo de negócio nesta premissa, em ajudar os hoteleiros a obter melhores margens no negócio”, destacou a executiva da Letsbook. “Agora, é preciso direcionar esforços para esse canal, destacando que a hotelaria mundial cada vez mais vem fazendo isso”, complementou.

Já Beto Sobrinho aproveitou a audiência qualificada do evento para falar de algumas novidades da TOTVS, entre elas a nova solução centralizada de gestão e otimização de receita. “Vamos lançá-la oficialmente durante a Equipotel, mas acreditamos que, diante da fragmentação do nosso setor, nossa plataforma vai ajudar muito o hoteleiro a garantir melhores margens no negócio”, comentou. “Temos integrações com as principais plataformas do mercado e, com certeza, nossa solução de otimização de receita permitirá aos nossos hotéis clientes usar bem esse grande conjunto de dados para tomar melhores decisões comerciais”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS